Levantamento foi feito pela Universidade Emory, nos Estados Unidos / Mikhail Nilov/Pexels
Continua depois da publicidade
É cada vez mais normal se deparar com casais com uma grande diferença de idade, mas um estudo recente mostrou qual deve ser a idade para estes relacionamentos "darem certo".
Com base em conceitos românticos, sugere-se que, embora exceções existam, certas diferenças etárias aumentam significativamente as chances de um término.
Continua depois da publicidade
Por mais que alguns modos de relacionamentos na geração atual ainda se tenham se tornado bastante comuns, a diferença de idade também pode ser um peso na hora de avaliar se ele vai dar certo.
Segundo um levantamento da Universidade Emory, nos Estados Unidos, foram analisados os dados de 3.000 pessoas para desvendar os segredos da longevidade dos casais.
Continua depois da publicidade
Divulgado pelo portal Marie Claire, os resultados apontam para uma verdade surpreendente.
Mesmo que a crença popular mencione que vários anos de diferença são benéficos, pesquisadores indicam que a diferença de idade "perfeita" é de apenas um ano. Para esses casais, as chances de término são mínimas: apenas 3%.
Isso é significativamente menor do que para casais da mesma idade ou com grandes disparidades.
Continua depois da publicidade
De acordo com um dos pesquisadores, Hugo Mialon, "pode ser simplesmente que os tipos de casais com essas características sejam mais propensos a se separar por outros motivos."
O estudo também revelou outro fator crucial para a estabilidade: quanto mais tempo um casal permanece junto, menores são as chances de divórcio. Os casais que estão há cinco anos juntos têm 76% menos probabilidade de se separarem.
Isso mostra que a consolidação da relação ao longo do tempo se revela um forte aliado contra a separação. Além disso, construir uma história juntos fortalece os laços e contribui para a longevidade do amor, independentemente das idades.
Continua depois da publicidade
Atualmente, vários casais com grandes diferenças de idade costumam gerar burburinho e discussões. Um exemplo é Leonardo DiCaprio, que está com 50 anos e atualmente namora a modelo italiana Vittoria Ceretti, 24 anos mais jovem.
Já o ator Al Pacino chegou a se relacionar, em 2022, com a produtora cinematográfica Noor Alfallah, de 30 anos, enquanto ele estava com 84. O casal ainda chegou a ter um filho em 2023, mas atualmente eles estão separados.