Sua utilização nesse tipo de culinária se dá pelo fato de o carapau ter uma carne macia, branca e suave(Imagem Meramente Ilustrativa) / Ivan S/Pexels
Continua depois da publicidade
A comida japonesa apresenta uma vasta utilização de peixes em sua composição, principalmente sem serem assados. Embora muitos acreditem que alguns peixes usados são de origem asiática, existe um em específico que é pescado nas águas do litoral de São Paulo.
Trata-se do xerelete, que é pescado em grandes quantidades na região litorânea, durante dezembro até meados de março.
Continua depois da publicidade
Leia também: Peixe saudável como o salmão ganha destaque pelo preço baixo e por ser pescado no litoral
Sua utilização nesse tipo de culinária se dá pelo fato de o carapau ter uma carne macia, branca e suave, o que facilita sua aplicação na culinária japonesa, principalmente por ele ser de pequeno porte.
Continua depois da publicidade
Sua coloração varia do azul-esverdeado ao cinza no dorso, e os flancos e ventre são prateados ou dourados. Entre suas características específicas está uma mancha preta na parte superior do opérculo.
Além disso, ele é um peixe costeiro encontrado nas baías, costões e próximo a ilhas, e sempre anda em conjunto, ou seja, se existe um, há vários no mesmo lugar.
Leia também: Peixe com sabor de camarão custa bem menos e muita gente ainda não conhece.
Continua depois da publicidade
Mesmo que o sabor seja diferente do salmão, alguns pratos não precisam especificamente levar esse tipo de peixe; o xerelete é uma opção válida para substituí-lo.
O valor de 1 kg de xerelete é normalmente na faixa dos R$ 20, dependendo da localidade, enquanto a mesma quantidade de salmão chega a custar, em algumas regiões, por volta de R$ 120.