Variedades
Embora boa parte dos consumidores acredite que peixes como o citado e até mesmo o cação sejam uma boa escolha, este outro se tornou uma opção viável também
Esse tipo de peixe não é tão famoso entre os brasileiros, mas consegue ser tão saboroso quanto o Salmão e Cação / Receita Simples/Youtube/Reprodução
Continua depois da publicidade
Existem alguns peixes que são tão macios que não apenas derretem na boca, mas também são extremamente fáceis de se preparar, além de carregarem muitos nutrientes saudáveis.
Mesmo que muitos brasileiros tenham o hábito de consumir o cação e até mesmo o salmão por conta desses detalhes, esse outro peixe consegue não apenas ser tão bom quanto, mas também mais acessível.
Continua depois da publicidade
Leia também: Peixe brasileiro supera o salmão e é apontado como um dos mais saudáveis do mundo
Conhecido popularmente de três formas diferentes, dependendo das regiões brasileiras. No caso do Norte e Sul, ele é conhecido como cavala ou sororoca; já nas regiões Nordeste a Sul, ele é chamado de serra.
Continua depois da publicidade
Entretanto, seu nome científico sempre será o mesmo, e trata-se da Scomberomorus brasiliensis. No mercado, ele costuma sair mais barato que o Salmão e o Cação, dependendo do estabelecimento.
De acordo com uma análise feita pelo Departamento de Nutrição da UFPR com o site Olha o Peixe, foi descoberto que um filé de cavala conta com mais proteínas que carnes como o salmão, o pernil de porco, a picanha de boi e a asa de frango.
Além disso, a sororoca conta com menos gorduras do que todas as carnes mencionadas. Entretanto, o tipo de gordura presente neste peixe é rica em ômega 3, que é bastante saudável para o corpo, principalmente para o coração e o cérebro.
Continua depois da publicidade
Leia também: Peixe com sabor de camarão custa bem menos e muita gente ainda não conhece.
A sororoca pode ser preparada de diversas formas, seja frita em postas, assada no forno inteira, em filés ou como sashimi.
Ela pode ser temperada a gosto, com alho-poró, manteiga, salsinha, cebolinha, manjericão, sal, pimenta-do-reino e azeite.
Continua depois da publicidade