Um grupo de pesquisadores conseguiu resolver um dos maiores mistérios da humanidade / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
A humanidade conta com diversos mistérios e perguntas que já se tornaram verdadeiras incógnitas. Seja por conta da complexidade delas ou até mesmo por tecnicamente serem impossíveis de serem respondidas.
Entretanto, uma delas, em específico, pode ter sido finalmente respondida.
Continua depois da publicidade
E essa pergunta, em questão, chega até mesmo a ser um famoso meme da internet: “Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”.
Inclusive, o pé de galinha conta com alguns segredos pelos quais grande parte dos seres humanos não conhecem.
Continua depois da publicidade
Liderada pela bioquímica Marine Olivetta, uma equipe da Universidade de Genebra passou a estudar uma das mais famosas perguntas da humanidade.
Durante as pesquisas, foram descobertos componentes básicos para formar ovos que existiam antes das galinhas, conhecidos como Chromosphaera perkinsii. Por isso, é muito possível que o ovo tenha chegado primeiro.
Dica do editor: Aprenda a identificar uma gema saudável e a origem da galinha pela cor.
Continua depois da publicidade
Mesmo que os ovos tenham vindo antes das galinhas, o motivo disso acontecer é mais complexo do que parece.
De acordo com o estudo, o zigoto se transforma em embrião por meio de camadas que são adicionadas durante o seu percurso pelo oviduto.
Essa ação chega a ser semelhante ao que acontecia com espécies primitivas, sejam elas peixes ou répteis.
Inclusive, os registros científicos comprovam que os ovos tiveram a sua estrutura evoluída com o tempo, o que permitiu a adaptação dos organismos à vida terrestre.
Continua depois da publicidade
Descoberto em 2017, o Chromosphaera perkinsii é descrito como um microrganismo ictiospóreo e, mesmo não sendo uma espécie de fungo ou animal, ele possui semelhanças com embriões animais, oferecendo pistas valiosas sobre a evolução de estruturas complexas com base em organismos unicelulares.