Da ficção à realidade, jatos experimentais revelam o potencial de cruzar continentes em tempos inéditos. / Divulgação/NASA
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A NASA, em parceria com a empresa aeroespacial Lockheed Martin, está planejando um dos projetos mais avançados da aviação: o X-59. Trata-se de uma aeronave supersônica projetada para romper a barreira do som de maneira mais silenciosa.
Projetado com um formato alongado que permite uma melhor distribuição da onda de choque, o X-59 atinge impressionantes 1.448 km/h. A aeronave realizou seu primeiro voo de teste em outubro de 2025.
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Em nota, a NASA afirmou que os dados coletados em voos sobre áreas populacionais serão usados para convencer as agências reguladoras a flexibilizar as restrições para esse tipo de operação.
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E não é só o X-59 que está revolucionando a aviação. Outros modelos, como o SR-72, prometem operar em velocidades de Mach 6 (cerca de 7.300 km/h). O avião é desenvolvido como uma plataforma militar de reconhecimento e não terá uso comercial. A previsão é que seu primeiro voo ocorra em 2030.
Outro megaprojeto em discussão é o A-HyM Hypersonic Air Master, concebido para cobrir o trajeto entre Nova York e Londres em apenas 45 minutos, voando a aproximadamente 9.000 km/h.
Por enquanto, o avião é apenas um conceito criado pelo designer Oscar Viñals, sem planos concretos de sair do papel.
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Para ilustrar seu potencial, se a aeronave um dia chegasse ao Brasil, sua velocidade supersônica permitiria uma viagem de menos de 30 minutos entre Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). Atualmente, sem rotas diretas, o mesmo trajeto pode levar até 7 horas, incluindo escala.
O conceito prevê uma estrutura de titânio e fibra de carbono, propulsão a hidrogênio e capacidade para 170 passageiros, prometendo revolucionar o conceito de viagens rápidas.
Outro projeto promissor, com testes já em estágio avançado, é o Boom Supersonic XB-1, da NASA. A agência espacial já registrou o modelo rompendo a barreira do som sem gerar o estrondo sônico característico.
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A versão comercial, batizada de Overture, será capaz de operar em Mach 1,7 (pouco mais de 2.000 km/h). A aeronave já acumula pedidos de companhias aéreas, com mais de 600 rotas globais estimadas para sua operação.
A Vênus Aerospace também entrou na corrida hipersônica e anunciou que está desenvolvendo o jato Stargazer M4. A aeronave terá alcance de até 5.000 milhas náuticas – distância equivalente a um voo entre Lisboa e São Paulo.
Segundo a empresa, o avião realizará decolagem convencional e operará a uma altitude de 110.000 pés (cerca de 33 km). O modelo está planejado para atingir a incrível velocidade de Mach 9, aproximadamente 11.000 km/h.
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