A personagem, vivida por Beatriz Segall em 1988, ganhou um perfil no TikTok alimentado por inteligência artificial / Reprodução/Globo
Continua depois da publicidade
Com a estreia do remake da novela Vale Tudo, a famosa vilã Odete Roitman voltou a se popularizar na internet.
A personagem, vivida por Beatriz Segall em 1988, ganhou um perfil no TikTok alimentado por inteligência artificial.
Continua depois da publicidade
A "influenciadora" tem mais de 46 mil seguidores, os chamados Roitman Lovers, e acumula 580 mil curtidas em seus vídeos repletos de comentários ácidos.
No quadro Minuto de Sabedoria, Odete critica os brasileiros: 'Pobres sempre escolhem com muito cuidado e cautela a pessoa errada para se relacionar'.
Continua depois da publicidade
Em outro vídeo popular, ela brinca com a nova versão da novela.
‘O único erro novelesco é aquela tatuagem horrorosa da Raquel com o nome da filha Maria de Fátima. Na segunda briga, ela já deveria ter ido à dermatologista e apagado com laser. Manuela (autora do remake), ainda dá tempo! Se quiser o número da minha dermatologista, ela é ótima. Veja como está minha pele aos 99 anos’.
O perfil reacende debate sobre o uso de IA no entretenimento e a exploração da imagem de pessoas que não estão vivas para fins lucrativos.
Continua depois da publicidade
O uso de deepfake ou IA com fins satíricos ainda está em uma zona cinzenta na legislação brasileira,
Porém, caso a Globo entenda a conta como violação de direitos autorais, poderá judicializar. Caso a atriz estivesse viva, também poderia processar o dono do perfil por injúria ou difamação.
Um caso semelhante aconteceu em uma ação publicitária da Volkswagen, que uniu Elis Regina com a filha Maria Rita.
Continua depois da publicidade
No vídeo, as duas aparecem dirigindo o mesmo veículo, mas com os respectivos modelos de cada época. Porém, nesse caso, a família participou da ação e concordou com o uso da imagem de Elis.