Variedades
Especialistas alertam que posições incorretas ao dormir, somadas a colchões inadequados, afetam 30% da população mundial que sofre com dores crônicas; saiba como prevenir
Noites mal dormidas como a postura na cama pode agravar dores na coluna / Reprodução/Pexels
Continua depois da publicidade
Dormir bem vai além de descansar: é uma necessidade biológica fundamental para a saúde da mente e do corpo. No entanto, alcançar um descanso de qualidade pode ser um desafio para muitas pessoas.
Fatores como dores crônicas, condições psicológicas, incluindo estresse e insônia, além de colchões e travesseiros inadequados e posições incorretas ao deitar, podem comprometer o repouso e, a longo prazo, causar danos à coluna vertebral.
Continua depois da publicidade
Leia também, Os maiores erros que você comete no café da manhã sem perceber, segundo especialistas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% da população mundial convive com algum tipo de dor crônica. Especificamente em relação às dores na coluna, mais de 600 mil pessoas apresentam incapacidades relacionadas a lombalgia, cervicalgia ou desvios posturais, como escoliose, lordose e cifose.
Continua depois da publicidade
Para quem sofre com desconfortos, pequenos ajustes na forma de se deitar podem fazer diferença. O ortopedista e traumatologista Dr. Marcus Gaspar, da Segmedic, recomenda:
Gisele Gomes, consultora de sono da Ortobom, ressalta que a qualidade do sono determina diretamente o bem-estar durante o dia. Por isso, a escolha do colchão deve considerar necessidades individuais, especialmente quando há problemas de saúde.
Ela também destaca a importância de cuidados adicionais para pessoas com ansiedade ou que passam longos períodos em pé ou sentadas.“Além do suporte adequado do colchão, medidas como meditação, higiene do sono, alongamentos e experimentar posições que proporcionem conforto podem aliviar significativamente os desconfortos”.
Continua depois da publicidade
Compreender as causas das dores na coluna, identificar questões psicossomáticas e buscar acompanhamento profissional são passos fundamentais para unir um sono reparador ao bom funcionamento do corpo. Afinal, cuidar da saúde da coluna é investir em qualidade de vida tanto para o presente quanto para o futuro.
Confira mais dicas no vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade