Variedades

O que é a síndrome de FOMO, cada vez mais comum entre jovens usuários de redes sociais

Essa síndrome tem se tornado cada vez mais comum entre a população atual e pode ser mais grave do que pensamos

Gabriel Fernandes

Publicado em 09/09/2025 às 12:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

FOMO está cada vez mais atingindo os usuários recorrentes de redes sociais / Artem Podrez/Pexels

Continua depois da publicidade

Durante uma entrevista recente com o ator Cillian Murphy, ele foi questionado se tinha FOMO por não estar no elenco de "A Odisseia", novo filme do diretor Christopher Nolan. Entretanto, ele brincou com a situação e disse que, na verdade, isso lhe dava "ROMO" (sigla que significa “alívio de perder algo”).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Curiosamente, essa primeira expressão citada está cada vez mais atingindo os usuários recorrentes de redes sociais, por conta de uma série de motivos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O que é a síndrome da 'barriga de ameixa' e em quais sinais devemos ter atenção?

• Por que a 'síndrome da garota sortuda' pode ser mais perigosa do que parece

O que é FOMO?

FOMO é a sigla para "Fear Of Missing Out" (“Medo de Perder Algo”, em tradução literal) e tem como principal característica a necessidade de estar vivendo a mesma coisa que outras pessoas.

Com o avanço das redes sociais, essa síndrome é bastante comum nos dias atuais, muito por conta da alta quantidade de plataformas e da grande quantidade de informações que nos cercam.

Continua depois da publicidade

Ela pode se manifestar por meio de sensações que variam entre ansiedade e inveja e podem impactar negativamente a rotina de algumas pessoas.

Algo que é bastante diferente da questão da “busca por pertencimento”, muito vista durante a febre do Morango do Amor.

Sinais

Além da ansiedade e da inveja, pessoas que sofrem de FOMO normalmente possuem medo de serem excluídas de algo.

Continua depois da publicidade

Por isso, costumam usar excessivamente redes sociais, passam muito tempo no celular — até mesmo durante os períodos de estudo, trabalho ou refeições.

Esse impulso também pode gerar a compra de produtos desnecessários por conta da influência de terceiros e a aceitação de propostas perigosas.

Outros dois sintomas recorrentes são o mau humor constante e a dificuldade de concentração.

Continua depois da publicidade

Inclusive, essas pessoas normalmente tendem a aceitar todos os convites que lhes são propostos, independentemente do horário, do endereço, da condição financeira ou de qualquer outra limitação.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software