As lambidas dos animais contam com uma origem interessante / cottonbro studio/Pexels
Continua depois da publicidade
Muitos tutores e amantes de pets quase sempre são agraciados com lambidas por eles, sejam cães ou gatos. Porém, às vezes, isso não é necessariamente o que imaginamos.
De acordo com a veterinária Bruna Martinelli Cortegiano, essa ação é uma forma de demonstrar afeto, respeito e até mesmo de pedir atenção.
Continua depois da publicidade
Quando se analisa apenas os cães, Bruna comenta que essa ação trata-se de uma linguagem natural que eles trazem desde filhotes, uma vez que a lambida serve também como uma forma de conexão entre os pets e sua mãe e irmãos.
"Principalmente ao interagirem em grupo, dessa forma mantendo a harmonia dentro da matilha. No convívio em domicílio, o comportamento é transferido para as pessoas."
Continua depois da publicidade
No caso dos felinos, por serem mais territoriais, independentes e menos orientados à vida em grupo, têm um sinal diferente nas lambidas.
"Os gatos lambem principalmente a si mesmos, como parte do comportamento de higiene, ou outros gatos, mas somente com os quais têm grande proximidade, sendo esse ato um pouco mais raro."
O mesmo vale na hora de dar banho dos felinos, pois diferente dos cães, o processo é bem mais delicado para eles.
Continua depois da publicidade
Na região do Litoral de São Paulo, diversas cidades contam com locais que oferecem a opção de adoção de animais.