Influenciadores que não existem o fenômeno dos VTubers / Reprodução/Youtube
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O YouTube se tornou palco de um novo fenômeno: influenciadores virtuais que acumulam milhões de inscritos e visualizações. Só há um detalhe — esses criadores de conteúdo não são pessoas reais, mas avatares gerados por inteligência artificial.
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Esses novos “influenciadores” vêm dominando principalmente a cena de gameplays e vídeos voltados ao público infantil. Com apenas um avatar, edição e alguém para publicar os conteúdos, esses canais chegam a gerar bilhões de visualizações, transformando-se em um mercado altamente rentável e estimulando a criação de dezenas de canais semelhantes.
À primeira vista, a ideia pode parecer boba ou até sem sentido. Mas esse formato responde a uma tendência cada vez mais presente: a sensação de urgência. Foi com esse sentimento de não conseguir produzir o suficiente, em meio a um período conturbado emocionalmente, que Jordi van den Bussche criou um dos canais de VTubers mais famosos do mundo, o Bloo.
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Oferecendo uma experiência quase imersiva, Bloo é impulsionado por um sistema híbrido de IA, e não por um único ator em tempo real. O avatar consegue interagir com espectadores e compartilhar vídeos de jogos sem depender da presença de uma pessoa diante das câmeras.
Segundo van den Bussche, a ideia é tornar o processo de criação totalmente automatizado, permitindo que o avatar se torne autossuficiente — desde a concepção até a publicação dos vídeos.
O setor de VTubers (Virtual YouTubers) começou a se expandir em 2016. A tendência surgiu no Japão e deu origem a agências especializadas em ídolos digitais, como a Hololive e a Nijisanji. Essas empresas funcionam de forma semelhante às produtoras de K-Pop: criam avatares digitais, cuidam da parte técnica e gerenciam acordos comerciais.
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A Hololive, fundada em 2016, tem valor de mercado estimado em mais de US$ 900 milhões. Enquanto a Nijisanji, criada em 2018, projeta uma receita de US$ 340 milhões para 2025.
Entre os nomes que ajudaram a popularizar o setor estão Kizuna AI, pioneira do formato, Dokibird, Vedal (que divide um canal com Neuro-sama e Evil Neuro) e Houshou Marine, integrante da Hololive. Conheça mais na galeria!
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