Variedades

O fenômeno dos influenciadores que não existem, mas são seguidos por milhões

Esses novos 'influenciadores' vêm dominando principalmente a cena de gameplays e vídeos voltados ao público infantil

Nathalia Alves

Publicado em 25/09/2025 às 12:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Influenciadores que não existem o fenômeno dos VTubers / Reprodução/Youtube

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O YouTube se tornou palco de um novo fenômeno: influenciadores virtuais que acumulam milhões de inscritos e visualizações. Só há um detalhe — esses criadores de conteúdo não são pessoas reais, mas avatares gerados por inteligência artificial.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Magalu aposta em inteligência artificial e abre trainee com salário de R$ 9,6 mil

• Apple apresenta iPhone 17 e aposta em Inteligência Artificial para nova geração

• Governo regulamenta uso de inteligência artificial para agentes de segurança

Esses novos “influenciadores” vêm dominando principalmente a cena de gameplays e vídeos voltados ao público infantil. Com apenas um avatar, edição e alguém para publicar os conteúdos, esses canais chegam a gerar bilhões de visualizações, transformando-se em um mercado altamente rentável e estimulando a criação de dezenas de canais semelhantes.

Como funciona?

À primeira vista, a ideia pode parecer boba ou até sem sentido. Mas esse formato responde a uma tendência cada vez mais presente: a sensação de urgência. Foi com esse sentimento de não conseguir produzir o suficiente, em meio a um período conturbado emocionalmente, que Jordi van den Bussche criou um dos canais de VTubers mais famosos do mundo, o Bloo.

Continua depois da publicidade

Oferecendo uma experiência quase imersiva, Bloo é impulsionado por um sistema híbrido de IA, e não por um único ator em tempo real. O avatar consegue interagir com espectadores e compartilhar vídeos de jogos sem depender da presença de uma pessoa diante das câmeras.

Segundo van den Bussche, a ideia é tornar o processo de criação totalmente automatizado, permitindo que o avatar se torne autossuficiente — desde a concepção até a publicação dos vídeos.

Um mercado de bilhões

O setor de VTubers (Virtual YouTubers) começou a se expandir em 2016. A tendência surgiu no Japão e deu origem a agências especializadas em ídolos digitais, como a Hololive e a Nijisanji. Essas empresas funcionam de forma semelhante às produtoras de K-Pop: criam avatares digitais, cuidam da parte técnica e gerenciam acordos comerciais.

Continua depois da publicidade

A Hololive, fundada em 2016, tem valor de mercado estimado em mais de US$ 900 milhões. Enquanto a Nijisanji, criada em 2018, projeta uma receita de US$ 340 milhões para 2025.

VTubers que se destacaram no cenário

Entre os nomes que ajudaram a popularizar o setor estão Kizuna AI, pioneira do formato, Dokibird, Vedal (que divide um canal com Neuro-sama e Evil Neuro) e Houshou Marine, integrante da Hololive. Conheça mais na galeria!

Canal Bloo, criado por Jordi van den Bussche, possui mais de 2 milhões de inscritos- Reprodução/Youtube
Canal Bloo, criado por Jordi van den Bussche, possui mais de 2 milhões de inscritos- Reprodução/Youtube
Vedal  VTuber independente que compartilha um canal com Neuro-sama e Evil Neuro; ficou famoso pela interação divertida com seus avatares - Reprodução/Youtuber
Vedal VTuber independente que compartilha um canal com Neuro-sama e Evil Neuro; ficou famoso pela interação divertida com seus avatares - Reprodução/Youtuber
Kizuna AI  Apresentada como inteligência artificial, era na verdade uma atriz usando captura de movimento. Foi pioneira e abriu caminho para o mercado - Reprodução/Youtube
Kizuna AI Apresentada como inteligência artificial, era na verdade uma atriz usando captura de movimento. Foi pioneira e abriu caminho para o mercado - Reprodução/Youtube
Dokibird  VTuber independente de língua inglesa, conhecida por sua habilidade em Apex Legends e Overwatch. Apaixonada por jogos de tiro e retrô - Reprodução/Youtuber
Dokibird VTuber independente de língua inglesa, conhecida por sua habilidade em Apex Legends e Overwatch. Apaixonada por jogos de tiro e retrô - Reprodução/Youtuber
Houshou Marine  YouTuber virtual japonesa associada à Hololive, popular por abordar uma grande variedade de temas em suas transmissões - Reprodução/Youtuber
Houshou Marine YouTuber virtual japonesa associada à Hololive, popular por abordar uma grande variedade de temas em suas transmissões - Reprodução/Youtuber

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software