O Rei: Nova York muda nome de rua no Queens para homenagear Pelé na abertura da Copa

Iniciativa na Shea Road homenageia a passagem histórica do craque brasileiro pelo New York Cosmos na década de 1970; decreto nos EUA vale até novembro e também celebra o francês Thierry Henry

Além das novas placas americanas, vias famosas no entorno do Maracanã e na Ponta da Praia, em Santos, imortalizam o nome de Edson Arantes do Nascimento na história urbana

Além das novas placas americanas, vias famosas no entorno do Maracanã e na Ponta da Praia, em Santos, imortalizam o nome de Edson Arantes do Nascimento na história urbana/Reprodução

O Rei do Futebol, Pelé, foi homenageado de forma grandiosa no início desta Copa do Mundo, nesta quinta-feira (11). A Prefeitura de Nova York decidiu renomear temporariamente duas ruas da cidade: uma em homenagem a Pelé e outra ao ex-jogador francês Thierry Henry.

Continua após a publicidade

A decisão foi celebrada por dezenas de pessoas que se reuniram na região da 50th West Street com a Sixth Avenue, no coração de Manhattan, para acompanhar a cerimônia de revelação da placa que oficializou o trecho como “Thierry Henry Way”.

“Hoje, a cidade de Nova York presta homenagem a um dos maiores jogadores de todos os tempos”, escreveu a vereadora Virginia Maloney em seu perfil no Instagram. O próprio Henry, campeão mundial com a seleção francesa em 1998, apareceu em um vídeo publicado pela parlamentar. Na gravação, ele agradeceu à cidade e ao prefeito Zohran Mamdani, a quem chamou de “um verdadeiro torcedor do Arsenal, como todos sabemos”.

Paralelamente, a cidade também mudou temporariamente o nome do cruzamento entre a Shea Road e a Meridian Road, localizado no bairro do Queens. O local agora presta homenagem ao rei Pelé, que jogou no New York Cosmos entre 1975 e 1977. Os novos nomes das ruas permanecerão válidos até o dia 1º de novembro.

Continua após a publicidade

Rio e Santos também homenageiam o rei do futebol

No Brasil, Pelé também segue sendo celebrado. Em 2023, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a Avenida Radial Oeste, via que circunda o estádio do Maracanã, passaria a se chamar Avenida Pelé. O decreto com a mudança foi publicado no Diário Oficial, e Paes chegou a criar uma votação popular nas redes sociais para decidir se o nome oficial seria Avenida Pelé ou Avenida Rei Pelé.

A ligação de Pelé com o Maracanã é histórica. Foi no estádio que ele marcou o milésimo gol da carreira, em 1969, contra o Vasco da Gama. Além disso, o Santos, time do craque, disputou no Maracanã as duas finais do Mundial Interclubes, em 1962 e 1963. Oficialmente, a via ainda se chama Avenida Presidente Castelo Branco, mas é popularmente conhecida como Radial Oeste.

Em Santos, cidade onde Pelé construiu grande parte de sua trajetória, a homenagem também veio. A cidade agora conta com a Avenida Rei Pelé, nome dado a um trecho da Avenida Bartholomeu de Gusmão, na Ponta da Praia. O trecho substituiu a antiga Avenida Almirante Saldanha da Gama. A mudança foi determinada pela Lei nº 4.550, sancionada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) na quinta-feira (3) e publicada no Diário Oficial no dia seguinte, entrando em vigor imediatamente.

Continua após a publicidade

A homenagem reconhece o legado de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. O rei do futebol faleceu em 29 de dezembro de 2022, vítima de um câncer de cólon.