Além de permitir que a construção das paredes seja feita pelo próprio morador, os custos costumam ser menores (Imagem Meramente Ilustrativa) / Rodolfo Quirós/Pexels
Continua depois da publicidade
Uma nova tecnologia está começando a ganhar destaque por conta da praticidade de seu manuseio na hora de construir uma residência. Desenvolvida na Bélgica pela startup Gablok, trata-se de blocos estruturais de madeira resistentes que se assemelham a blocos de LEGO gigantes.
Além de permitir que a construção das paredes seja feita pelo próprio morador, os custos envolvidos na etapa de execução costumam ser mais acessíveis que o habitual.
Continua depois da publicidade
Com um peso médio de 7,5 kg cada, os blocos são montados por meio de placas de OSB de 18 mm de espessura, que são 100% recicláveis, feitas de ripas de madeira altamente comprimida e resina natural, para dar estabilidade e conter a expansão volumétrica.
Leia também: Quase ninguém sabe: é recomendável instalar moinhos de vento no jardim da sua casa.
Continua depois da publicidade
Eles estão disponíveis em três comprimentos diferentes (30 cm, 60 cm e 90 cm), com altura e profundidade iguais a 30 cm.
O isolamento é feito de EPS (poliestireno expandido), que, ao ser combinado com a madeira, promove um isolamento térmico e acústico.
Ao adquirir as peças, os clientes as recebem organizadas em paletes, juntamente com um manual detalhado de instalação. Além de promover uma melhor organização no canteiro de obras, essa ação ainda influencia na organização do espaço, aumentando a agilidade de todo o processo da construção.
Continua depois da publicidade
Um vídeo divulgado pela própria Gablok explica como a tecnologia funciona:
Além de conseguir reduzir o tempo e o custo nos serviços de construção de qualquer edificação, o sistema possui um alto desempenho que permite que diversos projetos de arquitetura sejam adaptados aos métodos de construção.
Os blocos também são construídos em uma fábrica, e todo o processo de terraplanagem do terreno e a execução da fundação pode acontecer simultaneamente dentro do canteiro. Entretanto, essa otimização só pode acontecer por conta de uma precisão milimétrica característica da construção a seco.
Continua depois da publicidade
Ao se mesclar com o sistema modular da construção off-site, existe uma redução significativa do tempo e dos custos envolvidos em qualquer edificação, principalmente pela facilidade na montagem das paredes, que é rápida e não envolve nenhuma junta ou secagem.
Essa tecnologia de construção civil recentemente ganhou um investimento do empresário e apresentador Roberto Justus, que apostou na empresa SteelCorp, em uma nova fábrica instalada em Cajamar, na Grande São Paulo.
É esperado que a capacidade produtiva da empresa triplique, alcançando até 10 mil moradias por ano.
Continua depois da publicidade