Faxineiros ajustaram o banheiro público no modo de abertura de portas por escaneamento de código / Max Vakhtbovycn/Pexels
Continua depois da publicidade
Cada vez mais, novas tecnologias estão sendo aplicadas para evitar o desperdício de papel, principalmente quando se trata de espaços públicos, como sanitários. Entretanto, na China, um recurso tem sido usufruído por vários estabelecimentos.
Trata-se de um código QR Code que serve como ativação para os usuários conseguirem liberar o papel e até mesmo abrir o sanitário para uso.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, a empresa japonesa TOTO está substituindo o papel higiênico com uma tecnologia inovadora chamada Washlet.
Um dos primeiros protótipos foi instalado em Shanghai, onde o sistema de uso para abertura da porta se dava pelo escaneamento de um QR, mas apenas durante a noite. Ao todo, mais de 100 pessoas usaram o espaço.
Continua depois da publicidade
Nesta fase, os faxineiros ajustaram o banheiro público no modo de abertura de portas por escaneamento de código QR à noite, após o término do expediente de trabalho, às 21 horas.
Para os usuários entenderem como o mecanismo funciona, um guia de uso é colado ao lado da porta do banheiro, onde podem seguir os seguintes passos:
Usar o WeChat para digitalizar o código QR do aplicativo "banheiro público inteligente" ao lado da porta, inserir o número de telefone celular, preencher o código de verificação recebido, registrar e permitir o acesso à informação de localização e, então, clicar em "escanear para desbloquear" para abrir o banheiro que deseja utilizar.
Continua depois da publicidade
No caso do papel, alguns sanitários públicos contam com uma tecnologia similar nos dispensadores de papel higiênico. Para eles poderem ser liberados, o usuário deve escanear um QR Code.
Caso a pessoa não consiga escanear o código ou não queira fazer o procedimento, ela pode assistir a um anúncio de 30 segundos para receber uma quantidade gratuita de papel ou pagar uma taxa de 0,5 yuan (R$ 0,37) para liberar o papel sem publicidade.
Este sistema também pode ser facilmente encontrado em locais específicos, como áreas públicas movimentadas, parques e estações, com o objetivo declarado de reduzir o desperdício de papel e melhorar a higiene.
Continua depois da publicidade
Por se tratar de um equipamento que funciona durante o período da madrugada, a empresa instalou um sistema de segurança, onde o banheiro público também está equipado com um sistema de alarme automático.
Se o usuário não tiver saído do banheiro depois de 15 minutos, o sistema automaticamente vai disparar um "alarme" e notificar a equipe noturna de serviço.
Se não houver nenhuma resposta por parte do usuário, a equipe irá até o local para verificar se está tudo bem.
Continua depois da publicidade