Não é inofensiva os riscos do consumo excessivo de vitamina D / Reprodução/Pexels
Continua depois da publicidade
O consumo de vitamina D aumentou significativamente nos últimos anos, e não é por acaso: seus benefícios à saúde são reconhecidos, como o fortalecimento dos ossos e o suporte ao sistema imunológico.
Continua depois da publicidade
No entanto, seu uso excessivo pode ser mais prejudicial do que se imagina. A hipervitaminose, acúmulo excessivo de vitaminas no organismo, pode causar sérios distúrbios metabólicos. Entre os suplementos mais consumidos sem orientação está a vitamina D, que em excesso pode levar à hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), com riscos renais e cardíacos. Em casos graves, pode até levar a óbitos.
No Brasil, o uso de suplementos alimentares cresce impulsionado pela busca por mais energia, desempenho físico e saúde. Mas esse aumento preocupa a comunidade médica.
Continua depois da publicidade
Dados recentes da Anvisa mostram que, desde o ano passado, houve 240 notificações de problemas relacionados a suplementos vitamínicos, 28% delas consideradas graves.
Em entrevista ao La Vanguardia, o nefrologista Borja Quiroga alertou: “Já atendi pacientes com pedras nos rins devido ao excesso de vitamina D”. Ele explica que a vitamina D estimula a absorção de cálcio, o que pode causar cálculos renais quando não há indicação médica. Também tratou casos de intoxicação e insuficiência renal em pessoas saudáveis.
Quiroga ressalta que a suplementação é recomendada em situações específicas, como osteoporose ou doença renal, mas em pessoas saudáveis, para prevenção de fraturas ou riscos cardiovasculares, “não há justificativa científica”.
Continua depois da publicidade
Recentemente, o Ministério da Saúde da Espanha emitiu um alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de vitamina D. Apenas nas Ilhas Baleares, 16 pessoas foram hospitalizadas na primeira semana de julho com hipervitaminose D após consumirem um suplemento com defeito de fabricação.
Os sintomas iniciais de intoxicação incluem dor abdominal, náuseas, vômitos e sinais de insuficiência renal aguda, como hipercalcemia e níveis séricos elevados de vitamina D
Confira o vídeo do doutor Drauzio Varello falando sobre os chamados "Vapes" de vitaminas
Continua depois da publicidade