Esse cheiro costuma a aparecer nas pessoas depois dos 40 anos, mas o motivo não é o que todos imaginam / Google Gemini/Imagem Gerada por IA
Continua depois da publicidade
Uma das coisas mais comuns é notar um odor característico em lugares e casas frequentadas por pessoas mais velhas. Só que existe uma justificativa para esse fenômeno acontecer, e não tem nada a ver com a falta de higiene.
Esse cenário tende a ocorrer por conta de mudanças químicas naturais do corpo humano conforme envelhecemos, além de ser impossível de evitar, mesmo que tenhamos um completo cuidado com a limpeza.
Continua depois da publicidade
Segundo estudos científicos, descobriu-se que o odor corporal muda com a idade por conta da alteração na composição química das substâncias que a pele produz a partir dos 40 anos.
Ao chegar nessa idade, o organismo começa a produzir um composto conhecido como 2-nonenal, que tem um odor característico descrito como gorduroso ou herbáceo, assemelhando-se ao cheiro de papel velho.
Continua depois da publicidade
Esse composto é resultado da degradação de ácidos graxos ômega-7 presentes naturalmente na pele. Com o envelhecimento, o corpo produz mais esses ácidos e, ao mesmo tempo, torna-se menos eficiente em eliminá-los.
Ao entrarem em contato com o ar, esses ácidos se oxidam e formam o 2-nonenal, que se acumula na superfície da pele e nas roupas, criando o odor associado ao envelhecimento.
Esse odor não costuma sair facilmente, pois o 2-nonenal é um composto lipofílico — ou seja, dissolve-se em gordura, mas não em água, sendo resistente até mesmo ao banho com sabonete comum.
Continua depois da publicidade
O composto continua sendo produzido constantemente e, mesmo depois de uma higienização completa, ele volta a se acumular em poucas horas.
Mesmo que esse odor não possa ser totalmente removido, existem maneiras de deixá-lo menos forte e perceptível, como usar sabonetes à base de carvão ativado ou argila, que removem óleos mais eficientemente.
Outras ações incluem trocar as roupas de cama e toalhas com maior frequência, para evitar o acúmulo do composto, lavar as roupas em água quente para remover óleos impregnados nos tecidos e manter os ambientes bem ventilados.
Continua depois da publicidade