Essa atitude simples consegue evitar diversos problemas graves / Polina Tankilevitch/Pexels
Continua depois da publicidade
Existem atitudes que conseguem fazer a diferença no fim do dia e, às vezes, elas podem ser executadas de maneira simples. Em alguns lares, por exemplo, é comum ver que o proprietário não permite que as visitas entrem vestindo um calçado.
Essa atitude pode soar como arrogante para algumas pessoas, mas, para outras, termina como uma ação de extrema importância.
Continua depois da publicidade
Leia também: Truques caseiros para secar tênis e sapatos molhados sem estragar o material
Segundo um estudo realizado pela Universidade do Arizona (EUA), a cada dez participantes que usaram novos sapatos por duas semanas, 96% dos calçados apresentaram bactérias ligadas às fezes.
Continua depois da publicidade
Além disso, 27% dos sapatos analisados continham cepas de Escherichia coli (E. coli), bactéria capaz de causar infecções graves e até fatais.
Não entrar em casa com os sapatos que foram usados na rua pode ser algo de extrema importância, visto que eles costumam carregar microrganismos e substâncias nocivas, que trazem para o ambiente doméstico até mesmo doenças, infecções e outros sérios problemas.
Isso tende a acontecer porque os sapatos carregam bactérias, alérgenos e substâncias químicas perigosas que afetam diretamente a saúde.
Continua depois da publicidade
Muitas dessas contaminações acontecem, pois, diariamente, passamos por diversos lugares movimentados, como ruas, calçadas, corredores e banheiros.
Os sapatos também podem carregar substâncias químicas e alérgenos, incluindo pesticidas, herbicidas e metais pesados, como chumbo.
Esses contaminantes costumam afetar não apenas os animais, mas também as crianças.
Continua depois da publicidade
Outra bactéria que costuma ser vista constantemente é a superbactéria Staphylococcus aureus, que está associada a graves infecções na pele, nos pulmões e no sangue.