'Chaves' continua sendo engraçado para muitas pessoas, mas existe um motivo por trás disso acontecer / Televisa/Divulgação
Continua depois da publicidade
Por mais que já conheçamos as piadas de séries como "Chaves" e "Chapolin", muitas vezes ainda conseguimos rir delas. O motivo por trás disso, segundo especialistas, vai muito além de um bom roteiro.
As produções criadas pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños sendo exibidas em diversas plataformas, e é praticamente impossível não perceber as risadas de fundo durante a maioria dos diálogos. É justamente sobre esse fenômeno que vamos falar.
Continua depois da publicidade
Leia também: Lenda envolta ao seriado 'Chaves' ressurge após o retorno da atração ao SBT; entenda
Um estudo publicado na revista científica Current Biology, realizado por pesquisadores da University College London (Inglaterra), testou 42 piadas diferentes com 72 voluntários — sendo 24 deles com autismo.
Continua depois da publicidade
O conteúdo das piadas era variado, e o objetivo não era apenas avaliar o humor em si, mas entender se a risada de outras pessoas influenciava a reação dos participantes.
Os resultados mostraram que essa influência é real, e dois fatores principais explicam o fenômeno. O primeiro é o chamado “efeito manada”, em que uma pessoa influencia as outras ao seu redor.
O segundo envolve o próprio funcionamento do cérebro: ele interpreta o som da risada como uma espécie de “permissão” para achar graça, disparando a resposta emocional do riso apenas após ouvir alguém rir primeiro.
Continua depois da publicidade
Para testar a teoria, o humorista inglês Ben van der Velde gravou uma série de piadas, apresentando-as com dois tipos de fundo sonoro diferentes.
Em uma versão, as piadas eram acompanhadas por risadas “enlatadas”; na outra, por risadas reais de plateia. Os participantes avaliaram cada piada com notas de 1 (nada engraçada) a 7 (hilária).
Os cientistas observaram que, independentemente do tipo de risada, a presença de risos de fundo aumentava a avaliação das piadas. Já nas versões sem qualquer risada, o nível de humor percebido caía consideravelmente.
Continua depois da publicidade
Esse resultado explica por que tantas séries de comédia continuam utilizando o recurso das risadas de fundo. Além de criar uma sensação de coletividade, elas influenciam o espectador a achar a atração mais divertida, mesmo que inconscientemente.
Inclusive, o canal Vila do Chaves já comentou sobre esse aspecto característico nas produções de Roberto Gómez Bolaños:
Continua depois da publicidade