Variedades
A Dra. Carolina Vianna Leite Otero, formada em Medicina Veterinária pela Universidade São Judas, explora esse enigmático comportamento
Esse comportamento acontece normalmente nos pets, mas as características variam entre cães e gatos / Google Gemini/ Imagem Gerada por IA
Continua depois da publicidade
Não é novidade que os gatos são animais noturnos, uma vez que dormem durante boa parte do dia enquanto, durante a noite, apresentam comportamentos agitados. Só que um fenômeno que tem chamado cada vez mais a atenção de seus tutores é conhecido como "zoomies".
Essa ação acontece quando os felinos dão corridas repentinas durante algum momento da noite. Apesar de serem animais diferentes, os cães também registram momentos como esse, só que as justificativas são distintas.
Continua depois da publicidade
Leia também: Especialista orienta sobre cuidados para manter a saúde de cães e gatos no verão
A Dra. Carolina Vianna Leite Otero, formada em Medicina Veterinária pela Universidade São Judas, explica que o termo "zoomie" tem como origem a expressão Frenetic Random Activity Periods. Entretanto, esse cenário tende a acontecer muito mais nos cães do que nos gatos.
Continua depois da publicidade
"Energia física, estímulo mental, tensão emocional — tudo isso vai sendo acumulado silenciosamente ao longo do dia. Ele vem em forma de movimento rápido, intenso e curto", explica a doutora.
Ela ainda deixa claro que isso costuma acontecer especificamente após uma atividade em particular.
"Nos cães, costuma aparecer depois de um banho, de uma espera longa, de um momento de contenção — principalmente pós-veterinário — ou simplesmente quando estão em momentos de alegria, como uma descarga saudável."
Continua depois da publicidade
Leia também: Por que alguns cães acumulam várias doenças ao mesmo tempo? Ciência explica
Já com os gatos, o "zoomie" tende a acontecer de forma instintiva e durante a noite, como se fosse uma exploração ou caçada noturna. "Eles fazem curvas bruscas, saltos, corridas em zigue-zague. É um treino neurológico e motor."
Como esse é considerado um comportamento normal nos animais, caso não tenda a acontecer com os cães e gatos, pode gerar alguns sintomas específicos.
Continua depois da publicidade
"Podem acontecer miados noturnos, irritação, comportamentos repetitivos e até agressividade redirecionada."