O 'Ouro Branco' é muito cobiçado por diversas nações e empresas, por conta de suas utilidades / Google Gemini/Imagem Gerada por IA
Continua depois da publicidade
A Argentina possui diversas atrações turísticas e recursos naturais que chamam a atenção de grandes potências mundiais em busca de investimentos.
Entretanto, este país da América Latina conta com um recurso mineral extremamente cobiçado por diversas nações, principalmente pela China.
Continua depois da publicidade
Conhecido popularmente como "ouro branco", ele é muito procurado em todo o mundo devido à sua importância em diversas indústrias, especialmente na fabricação de baterias.
No cenário mundial, a China vem sendo o país que mais investe e explora esse recurso considerado valioso.
Continua depois da publicidade
Leia também: O sangue desse animal vale mais que ouro e salva milhares de vidas todos os dias
Segundo a Bolsa de Valores de Rosário, o projeto Caucharí-Olaroz está sendo desenvolvido desde junho de 2023 na província de Jujuy, no oeste da Argentina, para a extração de lítio.
Atualmente, 80% da produção do projeto é exportada para a China e o restante para a Tailândia, conforme os contratos de compra firmados com a Ganfeng e o Bangchak, banco tailandês que financiou o empreendimento.
Continua depois da publicidade
O local é um dos seis projetos de lítio em operação na Argentina, o quarto maior exportador mundial do metal usado em baterias de veículos elétricos.
O projeto visa produzir 85 mil toneladas métricas de lítio por ano até 2029, um volume que representa mais que o triplo da produção do ano passado.
As principais reservas de lítio em terras brasileiras estão localizadas no estado de Minas Gerais, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Atualmente, o valor do grama do ouro hoje está cotado em R$ 798,32.
Continua depois da publicidade
O mineral encontrado no Vale do Jequitinhonha, também conhecido como "Vale do Lítio", apresenta um alto grau de pureza.
A região abrange 14 cidades, incluindo Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itinga, Itaobim, Malacacheta, Medina, Pedra Azul, Minas Novas, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni, Turmalina, Rubelita e Salinas.