Por mais que sejam 'a mesma coisa', as cervejas pilsen e lager contam com alguns tópicos bastante diferentes entre si / Tembela Bohle/Pexels
Continua depois da publicidade
Considerada uma das cervejas mais consumidas no Brasil e no mundo, além de ser caracterizada por sua coloração clara e espuma cremosa, a cerveja pilsen possui algumas diferenças em relação à lager, embora elas, tecnicamente, sejam "do mesmo tipo".
Originalmente produzida na cidade de Pilsen (Plzeň), na República Tcheca, este estilo leve é fácil de beber, possuindo qualidades que conquistaram os paladares brasileiros.
Continua depois da publicidade
Para ser considerada pilsen, a cerveja deve contar com bom malte e lúpulo, que trazem o aroma característico e o amargor esperado, sem doçuras que denunciem algum defeito, além de manter a limpidez e a efervescência.
Já a lager é um estilo mais amplo, que inclui cervejas altamente carbonatadas, com sabor suave de lúpulo. Seu teor alcoólico varia bastante, e apresenta um corpo geralmente leve, ressaltando a refrescância.
Continua depois da publicidade
Logo, a pilsen pode ser definida como uma variedade dentro do universo das lagers, marcada pelo amargor, mas ainda leve, com aparência clara e brilhante.
Um dos principais componentes das cervejas, o lúpulo, está sendo estudado por pesquisadores e por suas promissoras contribuições à saúde.
Estudos recentes em laboratórios e com animais vêm revelando características benéficas, descritas como "superpoderes", que despertam a curiosidade científica.
Continua depois da publicidade
Dezenas de investigações em diferentes frentes indicam que este ingrediente conte com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e até antitumorais. Inclusive, existem evidências que podem ajudar a regular o açúcar no sangue.