Por incrível que pareça, o país mais feliz do mundo é o que aposenta a sua população mais tardiamente / Andrea Piacquadio/Pexels
Continua depois da publicidade
Com a queda da baixa natalidade e os problemas relacionados ao envelhecimento da população, alguns países do mundo têm enfrentado sérios desafios em relação à aposentadoria. No caso dos países da Europa, a média de idade mínima para esse quadro é de 64 anos, segundo dados de 2024.
Na Dinamarca, esse tempo foi elevado para 70 anos no último mês de maio. Coincidentemente, o país aparece como um dos mais felizes do mundo, segundo o World Happiness Report da ONU.
Continua depois da publicidade
Mas a tendência é que vários países aumentem esses prazos nos próximos anos. Inclusive, a melhor cidade brasileira para se viver depois de se aposentar fica no litoral de São Paulo.
Entre as 11 principais economias do mundo, a Itália conta com a maior idade mínima para se aposentar: 67 anos. Entretanto, esse valor ainda pode variar de acordo com o tempo de contribuição da pessoa. Caso o tempo seja menor que 20 anos, o beneficiário recebe o valor proporcional ao período trabalhado.
Continua depois da publicidade
Em seguida vem o Reino Unido, com idade mínima de 66 anos, mas, a partir de maio de 2026, esse tempo será aumentado para 67 anos.
Quem também vai aumentar a idade para 67 anos, mas em 2031, é a Alemanha, que fecha o top três com 65,8 anos.
Além dos citados, o ranking oficial ficou dividido da seguinte maneira:
Continua depois da publicidade