A produção já superou o recorde de faturamento do remake de Pantanal / Globo/Fabio Rocha
Continua depois da publicidade
Mesmo sem liderar com folga no Ibope, e colecionando críticas nas redes sociais, a novela Vale Tudo, atualmente exibida pela Globo, tornou-se um fenômeno comercial e virou a novela com maior faturamento da história.
A produção já superou o recorde de faturamento do remake de Pantanal (2022), somando mais de R$ 200 milhões em publicidade, segundo levantamento da Folha de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
Com uma média de uma ação comercial a cada 50 minutos, a trama acumula 87 inserções publicitárias distribuídas ao longo de 150 capítulos, envolvendo 23 marcas patrocinadoras, entre elas Itaú, Vivo, Coca-Cola, Ambev, Uber, Amazon e O Boticário.
Veja também: Filho de Odete Roitman dá nome a rua do litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O modelo de merchandising adotado pela emissora é considerado um dos mais agressivos dos últimos anos, com presença recorrente de produtos e participações especiais de nomes como Usain Bolt, Marina Ruy Barbosa e Ivete Sangalo, que reforçaram a entrega das cotas comerciais.
Apesar do desempenho comercial expressivo, a audiência se mantém estável, com média de 23 pontos na Grande São Paulo, o equivalente a cerca de 4,5 milhões de telespectadores por capítulo.
Ainda assim, a novela já atingiu 125 milhões de pessoas em todo o país e lidera entre o público jovem de 18 a 34 anos, mostrando que o sucesso financeiro nem sempre caminha lado a lado com os índices tradicionais de audiência.
Continua depois da publicidade
Confira na galeria abaixo alguns dos principais personagens que fizeram ações comerciais dentro e fora da trama:
Nas redes sociais, o excesso de merchandising levanta críticas entre os telespectadores:
"Assistindo essa semana a novela Vale Tudo, eu fiquei impressionada com a quantidade de merchandising durante as cenas. Só faltou a Odete fazer um merchan da arma ou do veneninho que ela usou", postou uma usuária.
Continua depois da publicidade
"Como pode conseguirem enfiar tudo que é publi em vale tudo, não me surpreenderia no enterro da Odete ter um merchandising pra caixão e serviço funerário", detonou outro perfil.
"Amanhã em ValeTudo — Odete: Nossa, eu nunca imaginaria que o Leonardo está vivo | Afonso: Mas a polícia não tinha dito que ele tinha morrido, mãe? | Odete: Foi o que me disseram na época, meu bem. | Afonso: Isso nunca teria acontecido se a gente tivesse contratado o Seguro Bradesco", brincou outro usuário.
Veja também: Descubra quem é você na novela Vale Tudo, segundo o tarot e os signos.
Continua depois da publicidade
A morte de Odete Roitman (Debora Bloch) em Vale Tudo movimentou o mercado publicitário e se tornou um dos momentos mais aguardados da TV.
A reta final da novela de Manuela Dias elevou a audiência e fez com que praticamente todas as cotas de publicidade fossem vendidas. Para o capítulo da próxima segunda-feira (6), quando a vilã será assassinada, não há mais espaço para comerciais.
Mais de 20 marcas garantiram presença nos intervalos e sete delas criaram campanhas especiais inspiradas no mistério da trama, entre elas OMO, iFood, Dove, Itaú, Zé Delivery, Subway e Serasa.
Continua depois da publicidade
Cada ação custa a partir de R$ 10 milhões, e a Globo já arrecadou mais de R$ 200 milhões com publicidade em Vale Tudo, superando os números obtidos pelo remake de Pantanal em 2022.
O sucesso também se reflete nos índices de audiência. Em setembro, a novela registrou média de 26 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), segundo o Kantar Ibope. No Globoplay, é o conteúdo mais assistido de 2025 e a novela mais vista da história da plataforma, lançada em 2015.
Nas redes sociais, o fenômeno se repete: 82% do público que interage com a trama tem entre 18 e 34 anos, confirmando o alcance entre os jovens. O impacto da história e o engajamento em torno da morte de Odete consolidam Vale Tudo como um dos maiores sucessos recentes da teledramaturgia brasileira.
Continua depois da publicidade
Nos últimos capítulos, a novela registrou um bom índice de audiência graças à revelação da história do acidente envolvendo Heleninha e Leonardo. Assista abaixo: