Variedades

Mesmo com audiência morna, 'Vale Tudo' se torna a maior novela da história da Globo

Mesmo sem liderar com folga no Ibope, e colecionando críticas nas redes sociais, a novela da Globo já é um fenômeno histórico

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 04/10/2025 às 18:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A produção já superou o recorde de faturamento do remake de Pantanal / Globo/Fabio Rocha

Continua depois da publicidade

Mesmo sem liderar com folga no Ibope, e colecionando críticas nas redes sociais, a novela Vale Tudo, atualmente exibida pela Globo, tornou-se um fenômeno comercial e virou a novela com maior faturamento da história.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A produção já superou o recorde de faturamento do remake de Pantanal (2022), somando mais de R$ 200 milhões em publicidade, segundo levantamento da Folha de S.Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cadê Odete? Globo blinda resumos dos últimos episódios de 'Vale Tudo'

• Globo promete tomar atitudes severas em caso de vazamento do desfecho de 'Vale Tudo'

• Quem vai matar Odete Roitman em 'Vale Tudo'? Veja lista dos principais suspeitos

Com uma média de uma ação comercial a cada 50 minutos, a trama acumula 87 inserções publicitárias distribuídas ao longo de 150 capítulos, envolvendo 23 marcas patrocinadoras, entre elas Itaú, Vivo, Coca-Cola, Ambev, Uber, Amazon e O Boticário.

Veja também: Filho de Odete Roitman dá nome a rua do litoral de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O modelo de merchandising adotado pela emissora é considerado um dos mais agressivos dos últimos anos, com presença recorrente de produtos e participações especiais de nomes como Usain Bolt, Marina Ruy Barbosa e Ivete Sangalo, que reforçaram a entrega das cotas comerciais.

Apesar do desempenho comercial expressivo, a audiência se mantém estável, com média de 23 pontos na Grande São Paulo, o equivalente a cerca de 4,5 milhões de telespectadores por capítulo.

Ainda assim, a novela já atingiu 125 milhões de pessoas em todo o país e lidera entre o público jovem de 18 a 34 anos, mostrando que o sucesso financeiro nem sempre caminha lado a lado com os índices tradicionais de audiência.

Continua depois da publicidade

Confira na galeria abaixo alguns dos principais personagens que fizeram ações comerciais dentro e fora da trama:

Débora Bloch teve forte participação em comerciais dentro da novela e alguns deles ganharam inserções que continuaram a narrativa da trama principal nos intervalos da novela / Globo/Fábio Rocha
Débora Bloch teve forte participação em comerciais dentro da novela e alguns deles ganharam inserções que continuaram a narrativa da trama principal nos intervalos da novela / Globo/Fábio Rocha
Maria de Fátima participou de inúmeras ativações e uma delas foi feita nas redes sociais da personagem, em uma narrativa que ultrapassou os limites da ficção (Bella Campos) / Globo/Manoella Mello
Maria de Fátima participou de inúmeras ativações e uma delas foi feita nas redes sociais da personagem, em uma narrativa que ultrapassou os limites da ficção (Bella Campos) / Globo/Manoella Mello
Raquel (Taís Araújo) e Poliana (Matheus Nachtergaele) também protagonizaram diversas ações publicitárias / Globo/Estevam Avellar
Raquel (Taís Araújo) e Poliana (Matheus Nachtergaele) também protagonizaram diversas ações publicitárias / Globo/Estevam Avellar
Solange (Alice Wegmann) e Sardinha (Lucas Leto) também atuaram em diversas ativações, muitas delas dentro da fictícia agência Tomorrow / Globo/Estevam Avellar
Solange (Alice Wegmann) e Sardinha (Lucas Leto) também atuaram em diversas ativações, muitas delas dentro da fictícia agência Tomorrow / Globo/Estevam Avellar
Aldeíde (Karine Teles) foi uma das personagens que mais fizeram merchandising / Globo/Manoella Mello
Aldeíde (Karine Teles) foi uma das personagens que mais fizeram merchandising / Globo/Manoella Mello

Críticas

Nas redes sociais, o excesso de merchandising levanta críticas entre os telespectadores:

"Assistindo essa semana a novela Vale Tudo, eu fiquei impressionada com a quantidade de merchandising durante as cenas. Só faltou a Odete fazer um merchan da arma ou do veneninho que ela usou", postou uma usuária.

Continua depois da publicidade

"Como pode conseguirem enfiar tudo que é publi em vale tudo, não me surpreenderia no enterro da Odete ter um merchandising pra caixão e serviço funerário", detonou outro perfil.

"Amanhã em ValeTudo — Odete: Nossa, eu nunca imaginaria que o Leonardo está vivo | Afonso: Mas a polícia não tinha dito que ele tinha morrido, mãe? | Odete: Foi o que me disseram na época, meu bem. | Afonso: Isso nunca teria acontecido se a gente tivesse contratado o Seguro Bradesco", brincou outro usuário.

Veja também: Descubra quem é você na novela Vale Tudo, segundo o tarot e os signos.

Continua depois da publicidade

Capítulo disputado

A morte de Odete Roitman (Debora Bloch) em Vale Tudo movimentou o mercado publicitário e se tornou um dos momentos mais aguardados da TV.

A reta final da novela de Manuela Dias elevou a audiência e fez com que praticamente todas as cotas de publicidade fossem vendidas. Para o capítulo da próxima segunda-feira (6), quando a vilã será assassinada, não há mais espaço para comerciais.

Mais de 20 marcas garantiram presença nos intervalos e sete delas criaram campanhas especiais inspiradas no mistério da trama, entre elas OMO, iFood, Dove, Itaú, Zé Delivery, Subway e Serasa.

Continua depois da publicidade

Cada ação custa a partir de R$ 10 milhões, e a Globo já arrecadou mais de R$ 200 milhões com publicidade em Vale Tudo, superando os números obtidos pelo remake de Pantanal em 2022.

O sucesso também se reflete nos índices de audiência. Em setembro, a novela registrou média de 26 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), segundo o Kantar Ibope. No Globoplay, é o conteúdo mais assistido de 2025 e a novela mais vista da história da plataforma, lançada em 2015.

Nas redes sociais, o fenômeno se repete: 82% do público que interage com a trama tem entre 18 e 34 anos, confirmando o alcance entre os jovens. O impacto da história e o engajamento em torno da morte de Odete consolidam Vale Tudo como um dos maiores sucessos recentes da teledramaturgia brasileira.

Continua depois da publicidade

Momentos tensos

Nos últimos capítulos, a novela registrou um bom índice de audiência graças à revelação da história do acidente envolvendo Heleninha e Leonardo. Assista abaixo: 

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software