Não estamos falando de diálogos ou gostos, mas sim de atitudes consideradas simples da rotina / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Os brasileiros são considerados por muitas nações como um dos povos mais criativos e felizes do mundo, por diversos motivos. No entanto, alguns hábitos comuns dos cidadãos podem causar grande estranhamento por parte de outras nacionalidades.
Não estamos falando de diálogos ou gostos, mas sim de atitudes consideradas simples, como aquelas adotadas após o almoço ou até mesmo ao acordar.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo uma lista de alguns hábitos dos brasileiros que são diferentes da maioria das outras nacionalidades:
Pode parecer estranho, mas esse hábito não é comum no restante do globo. Enquanto boa parte dos cidadãos de outros países escova os dentes apenas ao acordar e antes de dormir, no Brasil as pessoas costumam levar escova e pasta de dentes para o trabalho e, quase sempre, mantêm esse hábito de higiene bucal ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Esse é até um pouco famoso: os brasileiros costumam tomar mais de um banho por dia com frequência. Já em países da Europa e nos Estados Unidos, grande parte da população toma banho apenas uma vez por dia.
Mesmo que a sunga seja bastante comum entre crianças e praticantes de natação, ver alguém usando-a simplesmente para ir à praia é algo típico do Brasil. Em outras partes do mundo, muitos banhistas optam por bermudões ou até mesmo camisetas regatas.
Esse hábito é inusitado principalmente porque o tratamento de esgoto e o encanamento são mais avançados em outros países e, muitas vezes, mais precários no Brasil. Por isso, muitas casas e estabelecimentos brasileiros contam com cestos de lixo ao lado dos vasos sanitários para que o papel higiênico seja descartado ali, em vez de ser jogado diretamente no vaso.
Continua depois da publicidade
Pontualidade não é exatamente uma característica marcante da maioria dos brasileiros. Se um evento ou festa é marcado para as 15h, é comum as pessoas chegarem com 10 ou 15 minutos de atraso. No entanto, em alguns países, esse hábito é interpretado como falta de respeito e raramente acontece.
Se no Brasil o uso de moedas é algo pouco comum e até aceitamos troco em balas ou deixamos o valor restante com o estabelecimento, no restante do mundo isso é incomum. Os comerciantes de outros países normalmente entregam o troco exato, sem empecilhos ou contratempos.
Essa é clássica: em diversos países é comum ver as pessoas comendo pizza com as mãos. Já no Brasil, ela quase sempre é degustada com garfo e faca.
Continua depois da publicidade
No Brasil, é comum que uma pessoa seja enterrada poucas horas após o falecimento, ou no máximo no dia seguinte. No restante do mundo, esse processo costuma demorar mais, a fim de permitir a realização de autópsias e homenagens ao falecido.
Mesmo que, nos últimos anos, a legislação sobre férias tenha mudado, em algumas nações não é comum ter um período de descanso de quase 30 dias, como acontece no Brasil. Em países asiáticos, por exemplo, é comum que os funcionários tirem recesso de apenas 7 a 15 dias.
Agora partindo para uma vertente mundial, um estudo de mais de muitas décadas feito pela renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou qual o hábito mais compartilhado por mulheres que se dizem felizes, e eles não têm nada a ver com casamento, academia ou dietas.
Continua depois da publicidade
Sob a supervisão do psiquiatra Robert Waldinger, diretor do Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard, a conclusão dos anos de pesquisa indicaram que mulheres felizes compartilham o hábito de construir boas relações pessoais.
Ele explicou que conexões humanas mais profundas impactam diretamente o bem estar das mulheres no decorrer da vida, e que elas atrelam a felicidade a ter boas e verdadeiras conexões. O Diário explicou isso detalhadamente em uma matéria.