Para que a figura da loira surgisse, bastava ir até o banheiro e seguir um ritual / Amar Preciado/Pexels
Continua depois da publicidade
"Ouvi algum comentário na sala de aula e procurei mais detalhes na internet. Então, notei que tudo fazia sentido e resolvi tentar chamá-la no banheiro." Essa foi a recordação da ex-estudante do Colégio Canadá, em Santos, Ysla Miranda, onde teria nascido a lenda da famosa "Loira do Banheiro".
Para que a figura da loira surgisse, bastava ir até o banheiro e seguir um ritual, finalizado ao se proferir o nome dela três vezes diante do espelho. Tudo isso deveria ser feito com a pessoa sozinha no local.
Continua depois da publicidade
A história começa no século 20 e fala sobre o espírito de uma garota jovem e loira, com vestes brancas e pedaços de algodão no nariz, ouvidos e/ou na boca, que aparece após um ritual de invocação.
Para chamá-la, basta seguir três etapas, nesta ordem: falar seu nome três vezes em frente ao espelho, bater a porta do banheiro, chutar o vaso sanitário, puxar a descarga e falar palavrões.
Continua depois da publicidade
Por mais que sua origem oficial seja incerta, muitos ainda alegam que a lenda seja uma adaptação da versão americana da "Maria Sangrenta".
No caso de Ysla, infelizmente (dependendo do ponto de vista), ela não apareceu. "Eu era louca e não acreditava em nada na época, mas fiz com o intuito de enfrentá-la, pra falar: 'cadê?'", recorda.
"Pode ser que um dia ela volte para me pegar, e a gente nunca vai saber, né? Acho que vou entrar para a estatística", brincou.
Continua depois da publicidade
A lenda da Loira do Banheiro teria nascido no Colégio Canadá, em Santos, depois de um episódio trágico no local, quando uma aluna chamada Luciana, de 15 anos, faleceu no banheiro, em 1944.
Pouco depois do ocorrido, outras alunas relataram ter visto o espírito de Luciana no banheiro. Ela tinha uma aparência pálida, com algodão no nariz e usava a roupa de enterro.
Uma delas descreveu que o espírito chegou a tentar beijá-la e tocou seu ombro com as mãos geladas.
Continua depois da publicidade
Nesse cenário, o diretor da escola fez um acordo com os alunos que vivenciaram ou sabiam das aparições: eles guardariam segredo e, em troca, não teriam suas faltas computadas. O banheiro, então, foi demolido e transformado em almoxarifado.
Com referências a clássicos como "Caça-Fantasmas", "O Exorcista" e "Evil Dead", a história da loira já foi sutilmente adaptada aos cinemas no longa "Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro".
A história gira em torno de um grupo de Youtubers (Danilo Gentili, Léo Lins, Dani Calabresa e Murilo Couto), que possuem um canal centrado divulgar seus trabalhos de caça ao sobrenatural, mas não estão em seus melhores dias.
Continua depois da publicidade
Eis que eles são contratados pelo diretor de uma escola (Sikêra Júnior), para combater a assombração da Loira do Banheiro (Pietra Quintela). Diante desta situação, eles veem a possibilidade de obter o tão sonhado prestígio. Só que não imaginavam que o caso seria pior do que imaginam.
Veja o trailer abaixo:
Continua depois da publicidade