Variedades
Produção vencedora do Oscar chegou a impressionar pela sua semelhança, mas mesmo assim alguns erros básicos foram encontrados
Filme 'Conclave' vem chamando a atenção do mundo nas últimas semanas / Diamond Films/Divulgação
Continua depois da publicidade
Nas últimas semanas, o longa "Conclave" começou a ganhar grande destaque na mídia, não apenas pela precisão nos fatos ao retratar como um dos momentos mais importantes da Igreja Católica funciona, mas também pelo fato de alguns cardeais terem assistido à produção vencedora do Oscar de roteiro adaptado.
Entretanto, assim como ocorre com algumas produções cinematográficas, a obra de Edward Berger, baseada no bestseller de Robert Harris, também apresenta alguns erros em relação à realidade.
Continua depois da publicidade
Diante disso, o Diário do Litoral separou quais são essas diferenças, que possivelmente foram inseridas na trama para aumentar a atmosfera de suspense e torná-la mais dramatúrgica.
Mesmo que os primeiros minutos do filme sejam fiéis ao período da morte do Papa Francisco até o início da votação do Conclave, a aparição do cardeal Benítez (Carlos Diehz), cuja existência foi mantida em segredo pelo Papa e que teria sido responsável pela diocese de Cabul (no Afeganistão), destoa da realidade.
Continua depois da publicidade
Segundo os protocolos do Vaticano e da Cúria Romana, isso seria impossível na vida real. Caso um status não seja anunciado pelo Papa antes de sua morte, ele é automaticamente revogado. Ninguém poderia aparecer em um Conclave com uma carta e ser admitido.
Uma das questões mais polêmicas em torno do conclave no filme é que a votação acontece ao longo de uma semana. Durante esse período, há tempo para diversas idas e vindas, polêmicas e discussões.
Na realidade, porém, as escolhas duram poucos dias e ocorrem de forma rápida e sequencial. Esse processo reforça a imagem de unidade da Igreja Católica perante os fiéis.
Continua depois da publicidade
É importante lembrar que além de Leão XIV, Francisco e Bento XIV também foram eleitos papas no segundo dia de conclave.
Embora a decoração pareça bastante fiel, há alguns detalhes na disposição das mesas durante o escrutínio e na presença de determinadas pessoas na Capela Sistina que tornam o visual dos cenários não totalmente fiel à realidade.
Durante boa parte do enredo, vários cardeais têm polêmicas do passado trazidas à tona, o que os faz deixar de ser considerados favoritos ao cargo de pontífice.
Continua depois da publicidade
Na realidade, essas situações não ocorrem, pois todos os cardeais já conhecem bem os perfis uns dos outros antes da votação na Capela Sistina.
"Conclave" está disponível para ser assistido no catálogo do Amazon Prime Video. O Diário do Litoral fez uma matéria sobre o filme, na época em que chegou aos cinemas brasileiros.