Expedição de 21 dias localiza 12 embarcações e revela detalhes chocantes de batalhas navais de 1942. / Reprodução/EVNautilus
Continua depois da publicidade
Pesquisadores localizaram doze navios naufragados no fundo do Iron Bottom Sound, no Pacífico Sul, um estreito entre as Ilhas Salomão que foi cenário de cinco violentas batalhas navais entre agosto e dezembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante uma expedição de 21 dias realizada pela Ocean Exploration Trust (OET), foram utilizados veículos submarinos operados remotamente (ROVs) para mergulhar até os destroços e transmitir imagens ao vivo de grande impacto.
Continua depois da publicidade
Leia também, Titã pode não ter oceano subterrâneo, dizem cientistas
Os vídeos revelaram detalhes impressionantes como armas ainda posicionadas, sinos de embarcações, placas com inscrições e estruturas dos navios notavelmente preservadas pelas águas profundas.
Continua depois da publicidade
De acordo com a OET, a missão visa não apenas documentar e estudar os locais de naufrágio, mas também honrar a memória das dezenas de milhares de pessoas que perderam a vida a bordo dessas embarcações. Durante as transmissões ao vivo, familiares de tripulantes compartilharam homenagens emocionantes e relatos históricos de sobreviventes.
O Iron Bottom Sound ("Estreito do Fundo de Ferro") recebeu este nome devido à enorme quantidade de destroços de guerra em seu leito marinho.
Veja mais, Cientistas fazem descoberta inédita do maior registro de pegadas de dinossauros
Continua depois da publicidade
Estima-se que, durante os combates na região, tenham sido perdidas cerca de 20 mil vidas, além de 111 navios de guerra e aproximadamente 1.450 aeronaves.
Até hoje, menos de 100 desses navios e aviões, pertencentes a forças dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, haviam sido localizados. A descoberta recente representa um avanço significativo na arqueologia submarina e na preservação da memória histórica de um dos capítulos mais intensos da Guerra do Pacífico.