Transformação inclui revisão de processos, renovação de quartos e nova filosofia de gestão voltada à saúde mental / Divulgação/Belmond
Continua depois da publicidade
O tradicional Copacabana Palace, um dos hotéis mais emblemáticos do Rio de Janeiro, está reformulando sua relação com os colaboradores. Cerca de 600 funcionários, o equivalente a 90% do quadro, passaram a trabalhar na escala 5x2, abandonando o antigo regime 6x1. Apenas a equipe de segurança permanece no esquema de 12 horas de trabalho por 36 de descanso.
A mudança foi anunciada por Guillaume Lemarchand, diretor de Recursos Humanos do hotel, em entrevista à revista Exame. Segundo ele, a iniciativa faz parte de uma transformação mais ampla, que inclui a reforma física de 96 quartos e uma revisão cultural na gestão.
Continua depois da publicidade
"Nosso objetivo é manter a excelência do serviço, e isso está diretamente ligado ao bem-estar e à saúde mental de quem nos representa", afirmou Lemarchand. Para o executivo, a consistência no atendimento — marca de um hotel de luxo — depende de profissionais descansados e equilibrados.
"Não adianta ter um dia excepcional e no seguinte não corresponder. O descanso regular melhora o foco, o humor e o controle emocional. Só é possível oferecer excelência quando quem cuida também é cuidado", completou.
Continua depois da publicidade
A adoção da nova escala não exigiu, no momento, uma contratação em larga escala, mas a expectativa é que a conclusão das obras físicas gere novas oportunidades. "É uma reforma extensa. Quando finalizada, certamente impactará positivamente a evolução do nosso time. Estamos nos preparando para crescer de forma saudável", explicou o gestor.
O Copacabana Palace manterá o regime 5x2 mesmo em períodos de alta ocupação, como Réveillon, Carnaval e eventos de grande porte. A decisão consolida o hotel como um precursor na busca por equilibrar as demandas operacionais do setor hoteleiro com a qualidade de vida de seus colaboradores.
Conheça uma das suítes mais famosas do hotel:
Continua depois da publicidade