A atriz Danni Suzuki foi vítima do crime de perseguição online / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Um homem de 37 anos foi preso nesta sexta-feira (30), em Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, suspeito de cometer o crime de stalking (perseguição online) contra a atriz Daniele Suzuki. Segundo a polícia, ele enviava mensagens com ameaças à artista e a pessoas de seu convívio familiar e profissional.
Segundo o boletim de ocorrência, Danilo da Silva Macedo se apresentou espontaneamente à delegacia, acompanhado de um advogado, para cumprir um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça em dezembro do ano passado. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem, onde permanece detido.
Continua depois da publicidade
A defesa informou ao g1 que o investigado estava internado em uma clínica psiquiátrica desde outubro, o que teria impedido o cumprimento do mandado anteriormente. O advogado Adriano Cavalheiro afirmou que Danilo diz ter mantido um relacionamento com a atriz.
“Em outubro os policiais estiveram na casa dele e apreenderam computador e celular para passarem por perícia. Fala que teve um relacionamento com a vítima, que ela falava sempre com ele, dava conselhos a ele. Ela pediu uma medida protetiva contra ele, ele foi intimado e continuou o contato com ela, e, por fim, foi decretada a prisão preventiva”, explicou Cavalheiro.
Continua depois da publicidade
Em nota, Daniele Suzuki afirmou que adiou o registro do boletim de ocorrência por acreditar que o homem pudesse estar enfrentando dificuldades relacionadas à percepção da realidade, mas que a situação se agravou ao longo do tempo. Segundo a atriz, ele passou a enviar mensagens com ameaças à vida dela, de familiares, amigos e parceiros de trabalho.
“O que começou como uma postura de admiração pela minha trajetória profissional e pessoal evoluiu para mensagens com ameaças, inclusive de morte, inicialmente direcionadas a mim e, posteriormente, a familiares, amigos e até parceiros de trabalho.", ponderou Danni.
"A escalada de violência, mesmo sem qualquer resposta da minha parte, e a persistência desse comportamento evidenciaram a gravidade da situação, e entendi que precisava agir não apenas pela minha segurança, mas principalmente pela das pessoas que amo. No momento, o caso segue sob responsabilidade das autoridades competentes. É tudo que direi por agora. Agradeço profundamente a preocupação de todos”, comunicou a atriz.
Continua depois da publicidade
O crime de stalking passou a ser tipificado no Brasil em abril de 2021, quando uma lei incluiu no Código Penal a perseguição reiterada, seja de forma presencial ou digital. No ambiente online, a prática envolve contatos excessivos, envio constante de mensagens, comentários repetidos em redes sociais e até a criação de perfis falsos para burlar bloqueios.