Personagem Roberto Gómez Bolaños foi cortado da versão disponível pelo Globoplay / Reprodução
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias, a plataforma Globoplay disponibilizou em seu catálogo a série Chapolin, mas um detalhe chamou a atenção dos fãs da atração: um episódio clássico de 1974 teve grande parte de suas cenas cortadas por conta de uma passagem considerada blackface.
O episódio em questão mostra o ator e criador do personagem, Roberto Gómez Bolaños (1929–2014), com o rosto pintado de preto.
Continua depois da publicidade
Curiosamente, o mesmo episódio (assim como toda a série do "Chapolin") está disponível no catálogo do Prime Video, sem cortes.
Na plataforma da Amazon o capítulo possui 23 minutos (sua metragem original), mas, com as edições para o Globoplay, ele tem apenas 13.
Continua depois da publicidade
A prática conhecida como blackface surgiu no teatro e consiste em pintar o rosto com carvão de cortiça ou tinta preta para representar, de forma caricata e estereotipada, pessoas negras — especialmente afro-americanos.
Com o passar dos anos, essa representação foi sendo cada vez mais criticada, até ser amplamente reconhecida como racista.
O personagem Chapolin Colorado ganhará uma nova série animada, mas com uma proposta um tanto diferente da produção lançada em 2015. Nesta nova versão, veremos o herói vivendo em família, ao lado de sua esposa e filho.
Continua depois da publicidade
A animação se chamará "Los Colorado", e já teve sua primeira prévia divulgada.