Globo cancela ‘Avenida Brasil’, ‘Sessão da Tarde’ e muda programação nesta quinta-feira; entenda o motivo

Mudanças drásticas continuam no fim de semana: Globo confirma que as novelas 'A Nobreza do Amor' e 'Coração Acelerado' também serão canceladas no sábado (13)

Carminha ( Adriana Esteves )

Carminha ( Adriana Esteves )/Globo

A Copa do Mundo de 2026 começa nesta quinta-feira (11), com sede compartilhada entre Estados Unidos, Canadá e México. Para priorizar a cobertura do principal evento do futebol mundial, a TV Globo promoverá mudanças significativas em sua programação e suspenderá a exibição de atrações tradicionais da faixa vespertina.

Continua após a publicidade

Os telespectadores que costumam acompanhar as reprises de novelas durante a tarde não encontrarão os programas no ar. Excepcionalmente, a emissora cancelou a exibição da “Edição Especial”, da “Sessão da Tarde” e da faixa “Vale a Pena Ver de Novo”, que atualmente exibe os clássicos “Além do Tempo” e “Avenida Brasil”. O boletim jornalístico local também não será apresentado.

A decisão faz parte da cobertura especial da Copa do Mundo, que terá ampla presença na programação da Globo e dos canais SporTV. Ao longo de 38 dias de competição, a emissora exibirá dezenas de partidas e conteúdos exclusivos relacionados ao torneio.

Cerimônia de abertura e jogo inaugural

A programação especial terá início às 14h45, com a transmissão da cerimônia de abertura da Copa do Mundo. Logo depois, às 16h, os telespectadores acompanham a partida de estreia do torneio, entre México e África do Sul.

Continua após a publicidade

Com isso, ficam fora da grade nesta quinta-feira:

  • Edição Especial;
  • Sessão da Tarde;
  • Vale a Pena Ver de Novo;
  • Boletim jornalístico local.

“Central da Copa” estreia à noite

Outra novidade preparada pela Globo para o período do Mundial é a estreia da “Central da Copa”, marcada para as 22h25. O programa reunirá análises, bastidores e repercussão dos principais acontecimentos do torneio, combinando informação, entretenimento e humor.

A atração será comandada por Fábio Porchat, Tadeu Schmidt e pela jogadora Tamires, vice-campeã olímpica com a Seleção Brasileira. Em razão da novidade, a novela “Guerreiros do Sol” será exibida mais tarde, às 22h50.

Continua após a publicidade

Novela das nove também terá mudanças

Os ajustes não se limitam à programação da tarde e da noite. A novela “Quem Ama Cuida” também sofrerá alterações em seu horário de exibição ao longo da competição.

Nesta quinta-feira (11), o capítulo irá ao ar às 21h20. Já na sexta-feira (12), a trama começará mais cedo, às 20h30. Segundo a emissora, mudanças semelhantes devem ocorrer em pelo menos 12 datas durante o Mundial.

Alterações devem continuar nas próximas semanas

A Globo informou que a programação especial da Copa do Mundo seguirá impactando a grade nas primeiras semanas da competição. Entre as mudanças previstas estão cancelamentos pontuais e ajustes de horário em atrações da casa, incluindo edições do “Jornal Hoje” e do “Globo Repórter”.

Continua após a publicidade

No sábado (13), data da estreia da Seleção Brasileira diante de Marrocos, novas alterações estão previstas. As novelas “A Nobreza do Amor” e “Coração Acelerado” também não serão exibidas para dar espaço à cobertura esportiva.

Com a chegada da Copa do Mundo, a emissora aposta em uma grade voltada ao torneio, priorizando transmissões ao vivo, programas especiais e cobertura jornalística durante todo o campeonato.