Famosa empresa de doces tem um dos seus maiores polos industriais no Brasil / Arcor/Divulgação
Continua depois da publicidade
Na história de várias marcas de chocolates, muitas se originaram a partir de tradições artesanais e independentes, desde pequenas produções que se expandiram para os mercados ao redor de seus fabricantes até se tornarem verdadeiros impérios.
Esse é o caso da Arcor, responsável pelas famosas Tortuguitas e balas Butter Toffees.
Continua depois da publicidade
Fundada há mais de 70 anos na província de Córdoba, na Argentina, a empresa conta com 40 plantas industriais na América Latina , entre eles no Brasil, Chile, México e Perú, e tem faturamento anual que ultrapassa US$ 3 bilhões.
A princípio, a Arcor não era focada em chocolates, mas sim em balas. Sua primeira fábrica foi inaugurada em 1951 e, com o crescente sucesso dos doces, nove anos depois passou a investir em maquinários para aumentar sua escala de produção.
Continua depois da publicidade
Em 1968, a empresa se tornou a primeira exportadora de balas da Argentina e, posteriormente, construiu fábricas no Brasil e no Chile.
Entre seus empreendimentos, destaca-se o complexo industrial de Arroyito, considerado o maior polo de doces da América Latina. Com uma estrutura de 200 mil m², ele opera 24 horas por dia e fabrica anualmente cerca de 600 mil toneladas de balas, chocolates, chicletes e biscoitos.
Além de ser responsável pela Tortuguita e pela Butter Toffees, a Arcor também detém marcas como La Campagnola e Noel, responsáveis pela fabricação de molhos, enlatados, massas e produtos prontos.
Continua depois da publicidade
A empresa ainda conta com a divisão Cartocor, dedicada à produção de papelão e embalagens recicláveis que abastecem tanto o grupo quanto outras multinacionais.
A Arcor chegou ao território nacional em 1981, com a inauguração de sua primeira fábrica em Bragança Paulista, no estado de São Paulo.
Em seguida, a empresa expandiu suas operações com unidades em Campinas, Contagem (MG), Porto Alegre (RS) e Rio das Pedras (SP). Com essas indústrias, o Brasil se consolidou como um dos principais centros logísticos da marca fora da Argentina, responsável por exportações para mais de 30 países.
Continua depois da publicidade