Variedades

Fantasma Branco: registro raro mostra felino de pelagem clara nas montanhas e surpreende

Segundo o próprio fotografo que registrou sua aparição, ele vinha acompanhando o deslocamento do animal por meio de rastros e câmeras de observação

Gabriel Fernandes

Publicado em 30/10/2025 às 14:51

Atualizado em 30/10/2025 às 14:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Fotógrafo espanhol Ángel Hidalgo conseguiu registrar o momento raro depois de meses de espera / Reprodução

Continua depois da publicidade

Após meses de monitoramento e espera por uma rara aparição, o fotógrafo espanhol Ángel Hidalgo conseguiu capturar a imagem de um lince-ibérico completamente branco.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O registro foi feito na serra da província de Jaén, no sul da Espanha, região que abriga uma das últimas populações da espécie.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Extinto? Cientistas reencontram peixe raro em poça à beira de estrada no litoral paulista

• Fenômeno astronômico raro: saiba quando o cometa mais brilhante será visto no Brasil

De acordo com o próprio Hidalgo, conhecido por fotografar a vida selvagem, ele vinha acompanhando o deslocamento do animal por meio de rastros e câmeras de observação. O felino, que chamou a atenção pela cor incomum, acabou recebendo o apelido de “Fantasma Branco”.

Considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo, o lince-ibérico passou por programas de reprodução em cativeiro e reintrodução na natureza, o que elevou sua população para mais de 2 mil indivíduos na Península Ibérica.

Continua depois da publicidade

Recentemente, uma outra imagem rara feita nas matas preservadas da Serra dos Itatins, em Peruíbe, litoral de São Paulo, mostrou um beija-flor foi fotografado com um carrapato na cabeça.

Sobre a espécie

A espécie registrada por Hidalgo é conhecida cientificamente como Lynx pardinus. Normalmente, esses felinos apresentam pelagem castanha ou amarelada, com manchas escuras.

Entretanto, o animal retratado pode apresentar uma mutação genética chamada leucismo, que provoca despigmentação parcial ou total da pele e dos pelos, diferente do albinismo, que também afeta a coloração dos olhos.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software