Empresa segue uma tendência observada em outras fabricantes, como Samsung e Panasonic / Emmanuel Monday/Pexels
Continua depois da publicidade
Uma das mais famosas marcas de leitores de mídia física do mundo, a Pioneer, decidiu encerrar sua atuação na área de discos ópticos. A empresa vendeu suas ações remanescentes da Pioneer Digital Design and Manufacturing para a chinesa Shanxi Lightchain Technology, subsidiária do Shanxi Group.
A divisão era responsável pela fabricação de leitores de CD, DVD e Blu-ray, tanto para computadores quanto para players domésticos.
Continua depois da publicidade
Com essa decisão, a empresa se despede de qualquer linha relacionada ao Blu-ray, incluindo os drives internos, que ainda eram vendidos em lojas como a Amazon.
Os últimos players de Blu-ray 4K produzidos pela empresa foram os modelos UDP-LX500 e UDP-LX800, lançados em 2019. Inclusive, no site da Pioneer é possível conferir os modelos que já foram descontinuados.
Continua depois da publicidade
A empresa segue uma tendência observada em outras fabricantes, como Samsung, Panasonic e LG, que nos últimos anos já vinham sinalizando esse desfecho.
Entretanto, nesse meio tempo, surgiram novas marcas voltadas a um público entusiasta mais nichado, como Magnetar, Pannde e Reavon, que passaram a oferecer alternativas premium, buscando preservar a qualidade exigida pelos usuários mais dedicados.
Com o crescimento da tecnologia, a mídia física vem deixando cada vez mais de ser a primeira opção de muitos consumidores. Só que por conta de uma nova descoberta, ela poderá voltar a se destacar no mercado.
Continua depois da publicidade
Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma nova tecnologia que possivelmente fará os CDs (Compact Disc) novamente serem consumidos.
O Diário do Litoral fez uma matéria sobre o assunto.