Leite parece sustentar uma gama mais ampla de micróbios intestinais, um sinal de intestino mais adaptável / Pixabay/Pexels
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O leite é considerado um alimento básico em muitas famílias, principalmente por conter cálcio e vitamina D. No entanto, novos dados sugerem outro benefício que envolve a complexa comunidade de micróbios dentro do sistema digestivo.
Estudos recentes, liderados pelo Dr. Li Jiao, do Baylor College of Medicine, mostram que o consumo de leite está relacionado ao aumento de diversas bactérias benéficas, ao mesmo tempo que o queijo pode reduzir certos micróbios importantes para um ambiente intestinal equilibrado.
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Os especialistas afirmam que os laticínios interagem com o microbioma, que é a mistura de microrganismos do corpo que ajudam a decompor os nutrientes. O leite parece sustentar uma gama mais ampla de micróbios intestinais, um sinal de intestino mais adaptável.
Os cientistas exploraram o papel do leite em estimular o crescimento de bactérias associadas à redução da inflamação e à melhora das barreiras intestinais.
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Alguns pesquisadores ainda indicam que essa tendência pode estar relacionada ao conteúdo de carboidratos nos laticínios, mas os detalhes ainda estão sob investigação.
Mesmo que alguns micróbios sejam prejudiciais, o leite ainda conta com alguns que trazem benefícios, como é o caso do Faecalibacterium, conhecido pela produção de substâncias que ajudam a manter o equilíbrio intestinal e a acalmar as inflamações.
Outra é a Akkermansia, que possui uma ligação com o peso saudável e o controle de açúcar no sangue. Segundo os pesquisadores, essas bactérias podem ser mais abundantes no intestino quando a ingestão de leite aumenta.
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Já o queijo pode ter tido consequências diferentes ao reduzir Bacteroides, que são habitantes comuns do intestino e podem influenciar as condições do cólon.
Considerada como um probiótico, a Bifidobacterium também pode aumentar com certos hábitos de consumo de laticínios. Essa possibilidade tem despertado o interesse de profissionais que buscam maneiras dietéticas de auxiliar a digestão.
Mesmo elogiado por seu potencial probiótico, este estudo não encontrou ligações claras entre a ingestão de iogurte e alterações na microbiota intestinal.
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Esse cenário provavelmente acontece devido ao fato de os participantes relatarem um consumo geral muito baixo de iogurte, o que limita as análises significativas.
Sem dados suficientes, os pesquisadores não conseguem determinar se o iogurte teria os mesmos efeitos em bactérias importantes, como Akkermansia ou Faecalibacterium.
Os estudos futuros ainda precisam de uma ingestão maior e mais diversificada de iogurte para explorar como os laticínios fermentados se comparam ao leite e ao queijo.
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Produzido por fermentação, com menos lactose, o queijo inclui outros elementos que podem moldar o intestino de uma maneira diferente.
Os nutricionistas lembram que as recomendações diárias de laticínios podem variar de acordo com a idade, o estilo de vida e o estado de saúde.
Indivíduos sensíveis à lactose ou propensos a certos problemas digestivos podem precisar escolher seus laticínios com cuidado.
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Os especialistas em saúde ainda alertam que as descobertas não devem levar a suposições amplas sobre os produtos lácteos.
Segundo os estudos realizados com um pequeno grupo de homens mais velhos, sua ingestão média de laticínios foi menor que as médias nacionais, então os resultados podem não se aplicar a outros grupos ou padrões alimentares.
A pesquisa ainda reforça os apelos por aconselhamento alimentar mais personalizado. Em vez de focar apenas na quantidade de laticínios, diretrizes futuras podem precisar enfatizar o tipo de produto lácteo e seus efeitos no equilíbrio da flora intestinal e na saúde geral.
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A marca Ninho, da Nestlé, acaba de dar um passo inédito em sua história: inaugurou sua primeira loja física no mundo. Batizada de Mundo Ninho, a unidade foi instalada no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, um dos principais pontos de conexão da América Latina.
O espaço apresenta um cardápio exclusivo com doces e bebidas preparados com os produtos icônicos da marca.
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