As simpáticas aranhas-saltadoras são consideradas fofas além de serem bastante úteis aos seres humanos / Claudia Wollesen/Pixabay
Continua depois da publicidade
Elas estão espalhadas por quase todos os cantos do planeta, exceto na região dos polos e, apesar das "primas" que despertam medo em muita gente, as simpáticas aranhas-saltadoras são consideradas fofas por muita gente além de serem bastante úteis aos seres humanos.
Algumas pessoas, inclusive, a tratam como uma espécie de animal de estimação justamente por sua habilidade de controlar insetos indesejados.
Continua depois da publicidade
Mais numerosas do que parece, elas também são conhecidas como "papa-moscas" e pertencem à família Salticidae, representando cerca de 13% de todas as mais 53 mil espécies de aranhas do mundo, fazendo desse o maior subgrupo entre os aracnídeos.
Com corpo pequeno, olhos atentos e saltos impressionantes, essas predadoras chamam a atenção por onde passam. E não é à toa: seus pulos rápidos e precisos podem alcançar até 20 vezes o tamanho de seus corpos, permitindo que capturem moscas e outros pequenos insetos ainda no ar e com precisão mortal.
Continua depois da publicidade
Mas, toda essa potência é apenas quando ataca suas presas prediletas. Quando não estão caçando, no entanto, caminham devagar, como quem não quer chamar atenção.
Outro destaque é a visão. As papa-moscas têm oito olhos, sendo dois centrais bem grandes, que garantem a melhor visão entre todas as aranhas — e uma das melhores do reino dos invertebrados. Se fosse um ser humano, uma aranha dessas faria a alegria de qualquer oftalmologista.
Apesar da habilidade de caçadora fatal, essa aranha é completamente inofensiva para os humanos. Ao contrário: ela ajuda no combate de mosquitos e insetos transmissores de doenças. Ou seja, se uma delas cruzar seu caminho, aproveite para observar de perto esse pequeno espetáculo da natureza.
Continua depois da publicidade