Alguns nomes famosos no passado, raramente continuam sendo registrados nos cartórios / Suzy Hazelwood/Pexels
Continua depois da publicidade
Conforme os anos foram se passando, alguns nomes passaram a ser cada vez mais aplicados aos recém-nascidos, enquanto outros caíram no esquecimento.
Entretanto, alguns deles desapareceram quase por completo e raramente estão sendo registrados atualmente.
Continua depois da publicidade
De uns tempos para cá, é mais fácil encontrar esses nomes em pessoas adultas do que em jovens, principalmente aqueles que, em meados das décadas de 1940 e 1950, eram vistos como sinônimos de “governante poderosa” ou “poder divino”.
Inclusive, o Diário do Litoral falou como é possível escolher o nome de um bebê por meio da numerologia.
Continua depois da publicidade
Entre os nomes que hoje raramente aparecem nas certidões de recém-nascidos estão:
Os fatores responsáveis pelo “sumiço” desses nomes são diversos. Em alguns casos, o declínio se deve à influência de eventos da cultura pop, como filmes, novelas e séries, que fazem determinados nomes “explodirem” em registros no cartório por um período.
Continua depois da publicidade
Em alguns casos, são escolhidos nomes "estranhos", como mostra o vídeo do Youtuber Cross:
No entanto, nomes religiosos ainda seguem firmes e fortes no Brasil, como é o caso de Maria e José, muito em razão de o país se identificar como uma nação de tradição religiosa.
Além disso, a globalização também facilitou a expansão de alguns nomes, especialmente pela facilidade de pronúncia ou pela vantagem de não sofrerem alterações quando escritos ou falados em diferentes idiomas.
Continua depois da publicidade