Entre as marcas mais populares três são brasileiras / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
O chocolate é uma das sobremesas mais famosas e queridas do mundo, especialmente por seu histórico positivo e pelo prazer que proporciona. Entre os doces mais apreciados, três marcas brasileiras foram escolhidas entre as melhores do mundo.
A lista foi divulgada pelo site Taste Atlas, conhecido por seus rankings gastronômicos. Na ocasião, a página revelou a relação dos 100 melhores chocolates do mundo e incluiu três marcas produzidas no Brasil.
Continua depois da publicidade
Entre as marcas nacionais reconhecidas pelo ranking está a Baiani Chocolates, que apresenta notas de caramelo, mel e aveia, resultando em um sabor descrito como “adocicado, mas nada enjoativo”.
A barra chegou a ser premiada com a medalha de ouro no Academy of Chocolate 2020. Segundo a avaliação, o chocolate combina com precisão cacau, açúcar, manteiga de cacau e leite em pó, além de uma harmonização perfeita entre o leite e o cacau Vale Potumuju.
Continua depois da publicidade
A segunda marca brasileira premiada foi o Rio Tocantins 70% Cacau, da Luisa Abram, também reconhecido com ouro no Academy of Chocolate 2020.
Produzido com cacau de origem amazônica e açúcar orgânico, o chocolate utiliza frutos colhidos às margens do Rio Tocantins, no Pará. O produto não contém leite nem glúten, embora possa apresentar traços desses ingredientes por ser elaborado em um ambiente que manipula castanhas e outras oleaginosas.
O terceiro chocolate brasileiro da lista foi o Biomas do Brasil: Cupuaçu 72%, da Mission Chocolate, premiado com ouro no International Chocolate Awards 2018.
Continua depois da publicidade
A barra é feita com uma mistura de cacau tradicional e cupuaçu, fruta nativa da floresta amazônica, resultando em um sabor rico, intenso e com um toque tropical levemente picante.