Esse peixe normalmente é conhecido por mudar a cadeia alimentar por onde passa / Divulgação/PMP
Continua depois da publicidade
Uma espécie de peixe em específico está sendo responsável por causar um grande desafio ambiental por conta de sua crescente proliferação, devido à sua adaptabilidade e agressividade.
Originário da Europa Central e da Ásia, o silurus glanis, conhecido popularmente como bagre, é reconhecido pelo corpo alongado, mucoso e cabeça larga.
Continua depois da publicidade
Por conseguir atingir mais de 3 metros e pesar mais de 100 quilos, sua presença é facilmente percebida nos rios e reservatórios espanhóis, em razão da facilidade de adaptação a novos ambientes.
Entretanto, sua presença pode desafiar a biodiversidade local, sendo responsável por alterar cadeias alimentares, e é o que acontece atualmente na Espanha.
Continua depois da publicidade
O bagre normalmente se alimenta de macroinvertebrados, anfíbios, aves aquáticas e peixes nativos, o que representa uma ameaça significativa para espécies locais e para a pesca comercial em regiões como Guadalquivir.
Para controlar as ações dos bagres, estão sendo realizadas diversas atividades que envolvem políticas públicas e a participação da sociedade.
Entre essas medidas, estão campanhas de conscientização para evitar o transporte e a liberação desse peixe, que incluem a aplicação rigorosa da legislação sobre espécies exóticas e invasoras.
Continua depois da publicidade
Além disso, também estão sendo aplicadas medidas preventivas para impedir novas introduções e dispersões, como a promoção da pesca responsável com foco no controle da espécie.