Variedades
Nosso idioma é cheio de regras, mas também de exceções, principalmente em termos que, por sua natureza ou significado, são usados apenas no singular
Essas situações acontecem porque elas já transmitem uma ideia completa, sem necessidade de pluralização / picjumbo.com/Pexels
Continua depois da publicidade
Por conta da grande variação na língua portuguesa, muitas pessoas acabam usando expressões de forma incorreta sem perceber, justamente porque certas palavras simplesmente não possuem esse tópico.
O português é cheio de regras, mas também de exceções, principalmente termos que, por sua natureza ou significado, são usados apenas no singular.
Continua depois da publicidade
Isso acontece porque eles já transmitem uma ideia completa, sem necessidade de multiplicação.
Entre essas palavras, pode-se destacar dez delas que não variam e são usadas constantemente no dia a dia:
Continua depois da publicidade
As palavras mencionadas normalmente são proferidas de forma errada muito por conta do hábito, que leva as pessoas a tentarem colocá-las no plural, sem que isso seja feito da forma correta.
Um dos enganos mais frequentes está no uso de termos como “lápises” ou “víruses”, formas inexistentes na língua portuguesa.
Continua depois da publicidade
Isso tende a acontecer porque, naturalmente, associamos a regra geral de plural a todas as palavras em português, sem lembrar das exceções.
Para evitar esses deslizes, é necessário não apenas entender essas situações, como também praticar diariamente.