Essa técnica foi usada no passado e é replicada até hoje / Victor Freitas/Pexels
Continua depois da publicidade
Existem alguns treinamentos físicos que são realizados não apenas para alcançar uma boa saúde, mas também para enfrentar cenários delicados. Esse foi o caso de um treinamento desenvolvido durante o período da Guerra Fria, na União Soviética.
O propósito era apenas um: evitar a falha muscular a qualquer custo, independentemente do cenário.
Continua depois da publicidade
Leia também: A melhor técnica para emagrecer: você precisa de apenas 1 minuto de exercício por dia.
Nos ginásios de Moscou e Kiev, os halterofilistas treinavam em ritmo constante, utilizando uma técnica conhecida como “Treinamento por Densidade” ou RIR (Reps in Reserve).
Continua depois da publicidade
Esse método tinha como objetivo manter o corpo em um estado de adaptação constante, ao mesmo tempo que evitava a sobrecarga do sistema nervoso central.
Para isso, o atleta devia acumular um grande volume de treino, realizando várias repetições e séries sem jamais chegar à exaustão total.
Assim, eles deixavam de 1 a 3 repetições de reserva, focando na qualidade da execução e na constância do estímulo.
Continua depois da publicidade
Ao realizar os exercícios da forma correta, o atleta consegue manter o sistema hormonal mais equilibrado e acumular um volume total de trabalho muito maior ao longo da semana.
Devido aos bons resultados, o método passou a ser adotado em diversos treinamentos voltados à força, ao powerlifting e ao cross training.
Entretanto, é importante consultar um médico e contar com o acompanhamento de profissionais de educação física antes de iniciar essa rotina de treinos, a fim de evitar eventuais problemas de saúde.
Continua depois da publicidade