Faixa passou praticamente em branco por aqui, e até hoje poucos brasileiros a conhecem / Poranimm Athithawatthee/Pexels
Continua depois da publicidade
Na história da música brasileira, algumas conseguiram fazer tanto sucesso que acabaram conquistando o público estrangeiro. Entretanto, uma canção lançada em 1997 conseguiu ser recebida como um verdadeiro hino da cultura do Brasil em países como Alemanha, França, Polônia e Japão.
Rotulada como "Samba do Brasil", a faixa passou praticamente em branco por aqui, e até hoje poucos brasileiros a conhecem. Mesmo que ela ainda use elementos do samba carioca.
Continua depois da publicidade
A música foi produzida por europeus, cuja música foi lançada pela Bellini, uma girlband alemã formada por modelos e dançarinas, que já havia feito sucesso em 1997 com "Samba de Janeiro".
Coincidentemente, o grupo chegou a ter alguns integrantes brasileiros, cuja maior parte era de outras nacionalidades. Aliás, o nome da banda é uma homenagem ao capitão da Seleção Brasileira de Futebol na Copa de 1958, o zagueiro Bellini.
Continua depois da publicidade
A fórmula das canções segue o mesmo padrão, batidas brasileiras em versão Eurodance, letras simples e estética inspirada no carnaval.
Inclusive, recentemente um estudo explicou o que leva os paciêntes com Alzheimer a lembrem as letras de algumas músicas.
Além de ter uma fama em vários países, a faixa "Samba do Brasil" se consolidou como trilha de jogos de videogame, festas em Ibiza, comerciais ligados ao futebol, ganhando status de símbolo nacional fora do país.
Continua depois da publicidade
Já no Brasil, a canção até então nunca tocou nas rádios, não teve seu clipe exibido em canais de televisão e também não despertou interesse da crítica musical.
Ouça ela abaixo:
Continua depois da publicidade