A presença dessas duas plantas juntas pode trazer diversos benefícios / Plantas em Vasos/Youtube/Reprodução
Continua depois da publicidade
Existem algumas plantas que possuem qualidades para o ambiente onde estão colocadas, principalmente quando se trata de residências. Conhecida popularmente como árvore-da-felicidade, ela se destaca por unir beleza, harmonia, prosperidade e boas energias.
Sua origem vem de uma crença popular que diz que, ao cultivá-la em pares, atrai sorte e equilíbrio ao lar.
Continua depois da publicidade
Originária da Ásia e da Oceania, ela pertence ao gênero Polyscias, da família Araliaceae. No Brasil, é cultivada nas versões árvore-da-felicidade macho (Polyscias guilfoylei) e árvore-da-felicidade fêmea (Polyscias fruticosa).
Leia também: Esta planta é um purificador natural e você vai se arrepender de nunca tê-la tido em casa
Continua depois da publicidade
Segundo uma antiga tradição, a união dessas duas plantas em um ambiente pode não apenas simbolizar a união e o equilíbrio entre forças opostas, como também ser uma ótima opção para interiores bem iluminados ou jardins sombreados.
Elas podem ser cultivadas em vasos, mas precisam de espaço para desenvolver suas raízes e de boa drenagem para evitar o apodrecimento do substrato.
Mesmo que sua união traga frutos positivos e seus nomes sejam brevemente semelhantes, as duas versões possuem características bem diferentes.
Continua depois da publicidade
Leia também: Planta comum em casa elimina até 73% das substâncias cancerígenas do ar, diz Nasa
A árvore-da-felicidade macho apresenta folhas largas, maiores e arredondadas, de textura firme e tonalidade verde intensa. É uma planta de porte alto, que pode atingir de 3 a 6 metros de altura quando cultivada no solo.
Já a árvore-da-felicidade fêmea (Polyscias fruticosa) possui folhas finas, recortadas e delicadas, com aparência mais leve e ornamental. Seu porte é menor, variando de 1,5 a 2,5 metros de altura.
Continua depois da publicidade
O canal Plantas em Vasos explica como se cultivar elas da forma correta:
Mesmo sendo resistente, é necessário ter alguns cuidados para a árvore-da-felicidade se manter saudável e viva, entre eles: