Variedades

Escritor lança livro de contos ambientados nas ruas da Baixada Santista

O livro é uma publicação independente, viabilizada por meio do Edital de Chamamento Público da Secretaria de Cultura de São Vicente

Luna Almeida

Publicado em 16/05/2025 às 07:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O lançamento acontece no sábado (17) das 14h às 18h / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Baixada Santista que muitos conhecem pelas praias e pelo turismo dá lugar a uma paisagem bem menos colorida nas páginas do novo livro de Leandro Marçal. Em Me vê dez médias, o autor apresenta 14 contos ambientados nas ruas e espaços cotidianos da região, onde a brutalidade masculina e a desigualdade social se tornam protagonistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Minha ideia inicial era ter um livro de histórias curtas, em que a região seria tanto ambiente quanto protagonista. Essa expressão tão comum aqui, Me vê dez médias, não é o título do livro à toa. Só que com o passar do tempo, conforme escrevia, percebi que tinha algo além. Essa coisa do homem se provar o tempo todo, tentar se impor pela força e ganhar no grito é o fio condutor dos contos. Seja de forma prática ou simbólica”, explica Marçal.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Alemão do sinistro castelo de Peruíbe foi preso com armas e livros nazistas

• Escritora lança livro sobre envelhecimento e invisibilidade e realiza bate papo em Santos

• Livro de 900 anos descreve o apocalipse: ele vai acontecer em 2027

O livro é uma publicação independente, viabilizada por meio do Edital de Chamamento Público 005/2024 da Secretaria de Cultura de São Vicente, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. 

O lançamento acontece no sábado (17) das 14h às 18h, na Rua Frei Gaspar, nº 1731, no Centro de São Vicente. Cada exemplar estará à venda por R$30, e também é possível adquirir pelo site do autor.

Continua depois da publicidade

Marçal, de 34 anos, publicou seu primeiro livro em 2018 com a antologia de crônicas De letra: o futebol é só um detalhe. No mesmo ano, lançou o romance No caminho do nada, pela Kazuá. 

Em 2022, apresentou ensaios autobiográficos em Notas de um restaurante e, em 2023, lançou pela Dolores Editora O último a ser escolhido, obra de contos com o futebol como pano de fundo.

“Não tenho nada contra a literatura que trata das praias e da beleza de Santos, de São Vicente, da região. Mas como eu moro aqui a vida inteira, sei que a Baixada carrega uma brutalidade. Esse livro tem mais o cinza das ruas do que as cores da areia e do mar”, conclui o autor. 

Continua depois da publicidade

Para quem prefere a edição digital, é possível fazer o download do PDF gratuitamente aqui.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software