Para reconquistar os direitos, a Globo adotou uma postura mais cautelosa / Divulgação/DHL/F1
Continua depois da publicidade
A temporada de 2026 da Fórmula 1 promete ser especial para os amantes do automobilismo: a TV Globo voltará a transmitir a principal competição do esporte em rede nacional.
A emissora brasileira firmou contrato com a Liberty Media, atual detentora dos direitos de transmissão da Fórmula 1. O acordo, no entanto, é válido apenas para a temporada de 2026.
Continua depois da publicidade
Até o fim de 2025, as transmissões seguem sob responsabilidade da Band.
Para reconquistar os direitos, a Globo adotou uma postura mais cautelosa.
Em 2024, a emissora perdeu a negociação após anunciar um acordo prematuramente, durante um evento promocional, antes da assinatura oficial do contrato.
Continua depois da publicidade
Veja também que a Alpine já escolheu seu candidato para substituir Franco Colapinto na F1.
Apesar de a parceria ter sido bastante comemorada, a Band precisou enfrentar problemas financeiros.
O principal deles foi o não pagamento de uma cota de patrocínio, vendida por R$ 20 milhões a uma casa de apostas.
A emissora dos Marinho transmitiu a Fórmula 1 por quase 40 anos, entre 1981 e 2020. A parceria histórica foi rompida em virtude de divergências da emissora carioca com o contrato.
Continua depois da publicidade
Após uma indefinição que se arrastou por meses, a Band assumiu os direitos em 2021. O evento significou o retorno da modalidade à emissora. A última vez que a emissora foi responsável por transmitir a categoria foi em 1981.
Na época da assinatura do contrato, a Band contratou nomes importantes para fortalecer a cobertura, como Sérgio Mauricio e Mariana Becker.
Os rumores sobre o fim do vínculo entre a Band e a Liberty Media começaram em 2024. O contrato chega ao fim em 2025 e a modalidade poderá negociar livremente com outras emissoras, incluindo a Globo que já deu sinais de querer retomar a parceria.
Continua depois da publicidade