A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns. / Andrea Piacquadio/Pexels
Continua depois da publicidade
As pessoas que possuem intolerância à lactose estão notando um novo sinal bem chatinho na lista de sintomas: a crise de enxaqueca. Embora inusitado, a reação também se manifesta pouco tempo depois do consumo (excessivo ou não) de leite, queijos ou derivados.
A lactose é o principal carboidrato presente na bebida láctea, uma das mais consumidas desde a infância até a fase adulta. Na maioria das vezes, a intolerância é desencadeada em pessoas que possuem uma deficiência total ou parcial em produzir a enzima. O composto pode se acumular no intestino, onde ficará fermentado pelas bactérias e resulta em sintomas desagradáveis, como enjoos e desconfortos gastrointestinais.
Continua depois da publicidade
Ainda não existe um tratamento específico que evite ou interrompa totalmente as reações, porém pesquisas indicam que a diminuição do consumo de alimentos com lactose pode amenizar os sintomas. Outra sugestão é o consumo de medicamentos que auxiliam na digestão da enzima lactase.
Não é possível prever se a intolerância à lactose irá se manifestar, porém alguns fatores de risco indicam a possibilidade, como infecção por rotavírus, cirurgia bariátrica, predisposição genética, diabetes, envelhecimento, etnia e doenças gastrointestinais.
Continua depois da publicidade
Para confirmar se os sintomas de desconforto e mal estar foram desencadeados pela lactose, será necessário buscar um profissional de saúde e realizar exames específicos que confirmem a condição. É interessante considerar o histórico do paciente para esclarecer os sintomas mais comuns, como azia, má digestão e diarreia.
Descubra abaixo mais informações sobre as crises de enxaquecas causadas pelo consumo de leite no canal do Falcão & Guerra - Neurologia e Urologia.
Continua depois da publicidade