Influenciador Digital e empreendedor Samuel Hohl ficou famoso com desafios na internet / Samuel Hohl/Reprodução
Continua depois da publicidade
Após um vídeo em que comprou um Nintendo Switch, no valor de R$ 2.229,00, para um garoto que aceitou seu desafio de fazer 10 flexões, o influenciador digital e empreendedor Samuel Hohl começou a ter seu projeto de Calistenia notado nas redes sociais.
Apenas no Instagram, o vídeo alcançou mais de 250 mil curtidas e 10,4 mil comentários. Já no TikTok, os números chegaram a 1.3 milhão de curtidas, 12.3 milhões de visualizações, 30.2 milhões de compartilhamentos e 37 milhões de comentários, desde sua publicação, em 6 de julho.
Continua depois da publicidade
Não é de hoje que Samuel mantém o foco em implementar a calistenia em sua rotina. A ideia surgiu durante uma viagem para a casa da família de sua namorada, em Miami, quando percebeu o potencial da prática.
“Vimos muitas pessoas frequentando a Muscle Beach, uma praia muito famosa que conta com diversos equipamentos de treino ao ar livre. Em um dia específico, houve um encontro de calistenia na praia”, recorda.
Continua depois da publicidade
O evento chamou a atenção de Samuel não apenas pela modalidade em si, mas pela união entre os praticantes. “Na época, estava começando a gostar de calistenia, pois um amigo meu, em Brasília, treinava, e eu já estava criando interesse.”
Ao voltar para o Brasil, passou a estudar e treinar a técnica, tendo aulas com um amigo com mais de nove anos de experiência.
Em 2019, Samuel criou a página Brasil Calisthenics, com o objetivo de divulgar a calistenia, produzir conteúdos educativos e dar mais viabilidade para essa prática no Brasil. “A calistenia é um nicho pequeno demais no Brasil. Infelizmente, não vemos muitas iniciativas públicas apoiando a modalidade como deveria.”
Continua depois da publicidade
Com o tempo, Samuel percebeu que o conteúdo educativo estava saturado e decidiu atrair o público de outra forma. “Via que, mundo afora, alguns influencers já faziam isso. Eles paravam o carro na porta da academia, abordavam as pessoas e já tinham uma barra acoplada no carro.”
Inspirado pelo influencer estadunidense Battle Bunker, que oferecia 5 dólares por cada barra executada corretamente pelos participantes, Samuel adaptou a ideia para o Brasil.
“Como não tinha carro, passei a fazer esses desafios em praças públicas e cheguei a realizá-los no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Parque Ibirapuera, e até em Brasília, no Parque da Cidade”, relembra. As gravações dos vídeos-desafios iniciaram entre 2021 e 2022.
Continua depois da publicidade
Com os bons resultados, Samuel teve uma ideia para “chamar a atenção” de um público diferente. Assim como na primeira vez, ele se inspirou em um influencer americano que propunha desafios de calistenia para crianças, premiando-as pagando as compras de seus pais nos supermercados.
“Ele ia ao mercado, falava com os pais sobre o desafio e dizia que pagaria todas as compras caso a criança fizesse as 10 repetições. Pensei em fazer o mesmo, mas, ao invés das compras, ofereceria um presente para a criança.”
Cuidadoso, Samuel garante que aborda o público infantil apenas com a autorização dos responsáveis. “É sempre muito espontâneo. Eu chego do nada e falo com o pai ou a mãe: se o filho fizer 10 flexões, vou comprar qualquer presente dessa loja”, conta.
Continua depois da publicidade
Um dos vídeos mais famosos de Samuel é o que custou mais caro, pois, após aceitar fazer o desafio e cumprir as 10 flexões, um garoto pediu como presente um Nintendo Switch, no valor de R$ 2.299,00.
“Era o primeiro dia que estava gravando aquilo, até que, em alguns 2 segundos ali, passou pela minha cabeça: ‘Meu Deus, o que eu faço? Primeiro vídeo e já vou tomar uma ré desse tamanho’.”
Porém, ele refletiu e pensou que o garoto merecia o prêmio, pois ele não teria outra oportunidade e demonstrou que queria muito o brinquedo.
Continua depois da publicidade
“Quando paramos de gravar, a mãe dele falou que o seu aniversário seria na semana seguinte e eles estavam justamente no shopping para comprar o presente dele”, comentou. “A mãe ainda falou que, mesmo vendo tudo, não acreditava que eu realmente tinha comprado aquele presente para o filho dela.”
Por conta do alto custo no prêmio, os próprios usuários da rede social começaram a comentar e compartilhar o vídeo. “Muita gente estava comentando para que recuperasse os 2.300 reais do Nintendo Switch, e até me emocionei com isso”, recorda Samuel sobre uma “corrente de suporte” que foi feita.
“Acho que muita gente do Brasil viu este vídeo e foi muito legal, pois recebi tantas mensagens bonitas de pais e mães falando: ‘Meu filho está doido para participar de um desafio seu, fica treinando flexão aqui no quarto’.”
Continua depois da publicidade
A calistenia é caracterizada pela prática com o uso do peso do próprio corpo em movimentos específicos, cujo principal objetivo é alongar e fortalecer os músculos.
Diferente de outras atividades, o praticante não usa equipamentos. A atividade ainda mescla equilíbrio e movimento funcional e ajuda a melhorar a estabilidade, flexibilidade e coordenação. Inclusive, os exercícios de peso corporal são os melhores para queimar calorias, pois exigem movimento de todo o corpo.
Continua depois da publicidade