X

Cultura

Temporada de Hamlet Futebol Club termina neste final de semana

Montagem que marca a conclusão dos alunos do Projeto Superação II traz a tragédia e reflexão proposta por Shakespeare para uma linguagem simples e cotidiana

Publicado em 24/04/2015 às 12:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Encerrando neste final de semana a temporada de Hamlet Futebol Clube em Cubatão, os alunos do projeto Superação II realizam as últimas apresentações neste sábado e domingo, às 20 horas, com entrada gratuita no Teatro do Kaos (Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo (depois da ponte do Arco-Íris), Centro). Em seguida, eles começam a se preparar para o tour nacional, onde percorrerão 15 cidades brasileiras, entre elas as capitais do Ceará (Fortaleza), do Espírito Santo (Vitória), do Distrito Federal (Brasília), do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e de São Paulo (São Paulo).

Ser ou não ser, eis a questão? A famosa frase de Hamlet- personagem da obra homônima de William Shakespeare- ganha uma nova roupagem e é apresentada para o público nos dias de hoje. Em meio a um jogo de futebol, Hamlet procura saber quem é o assassino de seu pai e entre o desejo de vingança, a dor da perda e a dissimulação da loucura, ele desvenda as forças humanas e todo o jogo que envolve a sociedade, passando da traição à vingança, sem esquecer o moralismo e a corrupção.

Uma apresentação explosiva, de misturas e fôlego tanto do elenco, que desenvolve toda a estória em uma partida de futebol, quanto do público, que reconhecerá em cada personagem uma tragédia da vida real, seja no jogo de interesses por aqueles que querem o poder a qualquer preço, ou na corrupção, que leva os menos favorecidos à beira do precipício. E em meio a tudo isso, o futebol, que não pode parar.

Com direção de Marcos Felipe (responsável pela releitura) e inspirada na obra de William Shakespeare, Hamlet Futebol Clube marca a conclusão dos alunos do Projeto Superação II, do Teatro do Kaos, que tem o patrocínio da Petrobras.

Hamlet Futebol Clube tem últimas apresentaçãoes neste sábado e domingo (Foto: Sander Newton)

Superação II: Mais do que um projeto de qualificação profissional

Desenvolvido pelo Teatro do Kaos, com patrocínio da Petrobras, o projeto tem por objetivo a qualificação profissional em artes cênicas de jovens com idade entre 18 e 29 anos. Gratuito e com duração de dois anos, o curso, composto por aulas teóricas e práticas multidisciplinares, tem proporcionado aos participantes mais do que o conhecimento profissional, mas grandes descobertas e desenvolvimento pessoais.

"É uma avalanche de conhecimento. Aprendi a ter disciplina, a querer aprender de verdade e acredito que passei a compreender melhor as pessoas ao redor e me conhecer. É uma experiência marcante e foi um divisor de águas em minha vida", relata Rodrigo Alves, 23. Morador de Mongaguá, o estudante não mede esforços para acompanhar as aulas.

Funcionária pública, Alexsandra Lima, 29, trancou a faculdade de Pedagogia para realizar um sonho de criança. A moradora da Ilha Caraguatá, em Cubatão, conheceu o teatro na escola, aos 12 anos e desde então, passou a sonhar com o dia em que aprenderia a arte da interpretação. "Mas foi depois de assistir A Falecida (montagem feita pelos alunos do Superação I, em 2012) que esse sonho se reavivou em mim, me fez despertar. Então, fiquei sabendo do projeto e vim participar", comenta.

Mãe de um menino de quatro anos, Alexsandra fala sobre a importância de acreditar em seus sonhos e a transformação pela qual passou. "Nunca deixe de sonhar, porque ele pode se realizar. A gente trabalha, tem as nossas responsabilidades e diz: 'ah, quando aparecer a oportunidade eu realizo o meu sonho'. A minha apareceu e o meu sonho está se concretizando", afirma. "O teatro trouxe prazer para a minha vida e todos perceberam essa felicidade. Antes, parecia que eu estava dormindo, era apagada. E o teatro veio e abriu os meus olhos. Enxergo o mundo diferente. Tenho vontade de aprender um pouco de tudo e não há ladrão no mundo que possa roubar o conhecimento que adquiri aqui. Hoje, consigo definir os meus objetivos. É realmente uma superação, você se supera. Me sinto realizada", declara.

Superação I

Em sua primeira edição (2011), o Projeto Superação qualificou 24 atores- destes, dois foram aprovados no curso de teatro da USP. A montagem feita pelos alunos, A Falecida, realizou um tour nacional e foi premiada em 2012 pela CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) como Melhor Espetáculo do Litoral e Interior do Estado, e a Oficina de Iniciação Teatral atendeu mais de 400 estudantes da rede de Ensino.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem ligado ao tráfico de drogas é preso em Peruíbe

Individuo foi levado ao sistema penitenciário

MEDO

Fantasma oferece charuto para quem passa ao lado de cemitério no litoral de SP

História foi contada no programa "Diário das Lendas", que aborda o folclore e as lendas urbanas das cidades da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter