X

BIG BROTHER BRASIL 23

Tadeu Schmidt faz discurso sobre intolerância religiosa após ocorrido dentro da casa

Polêmica sobre intolerância envolveu os participantes Key Alves, Gustavo Cowboy e Cristian com falas aparentemente preconceituosas contra Fred Nicácio

Leonardo Sandre

Publicado em 21/02/2023 às 12:46

Atualizado em 21/02/2023 às 13:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O apresentador Tadeu Schmidt fez um discurdo sobre a diversidade religiosa na casa do BBB e no Brasil / Reprodução/Instagram

O apresentador Tadeu Schmidt resolveu intervir no programa desta segunda, 20, do Big Brothet Brasil 23, após a polêmica sobre intolerância que envolveu os participantes Key Alves, Gustavo Cowboy e Cristian Vanelli em relação à religião de Fred Nicácio. A repercussão entre os telespectadores foi tanta que a palavra "intolerância" apareceu como um dos assuntos mais comentados no Twitter. Este texto foi publicado primeiro no site da Gazeta de S.Paulo.

Para introduzir o assunto entre os confinados, Tadeu citou o samba-enredo da Vila Isabel, e sobre a cultura carnavalesca de destaque à diversidade religiosa.

"A fé tem tudo a ver com carnaval e tem muito a ver com muitos de vocês", disse o apresentador. "Sapato tem uma tatuagem enorme escrito Jesus. A gente vê o Fred Nicácio com sua guia, rezando sempre. Gustavo rezando de joelhos, todas as noites".

Logo em seguida, Tadeu perguntou para Gustavo e Fred o que eles pediam em suas orações. E enquanto o fazendeiro mencionou "proteção", o médico respondeu que geralmente pede muita sabedoria porque "é muito difícil manter uma linha de raciocínio lógico".

Tadeu então pediu que Nicácio falasse sobre sua religião e o brother comentou: "Eu frequento o Ifá, que é o culto tradicional Iorubá, que é um culto nigeriano. É um culto que traz a natureza como sua principal divindade. Oxum as águas doces, Iemanjá os mares, Oxalá o sol. Então a cada contato que tenho com a natureza tenho a chance de cultuá-la e gozar dessa benção, que é poder vê-la. A maior manifestação da vida é a própria natureza", declarou o médico.

"Vocês já repararam na diversidade da casa?", continuou o apresentador. "Cada um com sua crença, e respeito tem que estar acima de tudo. Todas as religiões têm o nosso respeito. Todas. Nenhuma religião é melhor ou pior que as outras. Não tem religião do bem e do mal. Todas têm os mesmos respeitos, todas têm a nossa admiração. Então é assim no Brasil e é assim no 'BBB'".

Episódio de intolerância

Antes disso, a edição já havia mostrado a atitude de Cristian, que disse que Fred Nicácio estava fazendo suas "coisas" de religião, parado de forma suspeita diante da cama do casal Guskey, sugerindo que ele estivesse lançando alguma mandinga. Gustavo chegou a dizer que sentiu medo e fez suas orações enquanto Key afirmou que "apertaria o botão" (de desistência) caso Nicácio continuasse fazendo "isso".

Fred Nicácio porém, havia voltado do Raio X, onde foi pedir um analgésico, e parou por alguns segundos devido à escuridão do quarto, sem conseguir ver o ambiente.

Vale destacar que, mesmo depois do discurso, Cristian continuou insistindo que Fred fez alguma coisa no quarto, chegando a afirmar isso para o próprio participante.

Gustavo se mostrou arrependido porém distorceu elementos da conversa e pareceu mudar de assunto, enquanto Key afirmou que "não desrespeitou a religião de ninguém" e que não era obrigada a ser "amiguinha" de Fred.

             

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Fórum define propostas para os candidatos da Baixada Santista

O evento foi organizado por diversas entidades e movimentos sociais

Guarujá

PAT de Guarujá oferece 58 vagas neste sábado (25); confira a relação

Atendimento é realizado na Avenida Santos Dumont, 1.586, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter