A escrita de Madalosso, marcada por fluidez, humor ácido e profunda sensibilidade social, foi especialmente elogiada pelo NYT / Divulgação
Continua depois da publicidade
A literatura brasileira voltou a ganhar destaque internacional. O romance “Suíte Tóquio”, da escritora Giovana Madalosso, foi incluído na tradicional lista dos 100 melhores livros de 2025 publicada pelo The New York Times.
O reconhecimento foi divulgado nesta segunda-feira (24) e destaca a obra como uma das mais impactantes do ano no mercado editorial norte-americano.
Continua depois da publicidade
Embora tenha sido lançado originalmente no Brasil em 2020 pela editora Todavia, o livro entrou na lista porque ganhou tradução para o inglês apenas no início de 2025, assinada por Bruna Dantas Lobato, uma das mais prestigiadas tradutoras brasileiras da atualidade. Nos Estados Unidos, o título é publicado pela Europa Editions com o nome “The Tokyo Suite”.
Veja também: Novo café com livros no litoral de SP impressiona visitantes; conheça
Continua depois da publicidade
No centro da narrativa está Maju, uma babá que, após embarcar em um ônibus com Cora, a criança que cuida, simplesmente desaparece.
A partir desse sumiço, o romance articula tensões sociais, psicológicas e afetivas, expondo desigualdades e abismos entre as personagens.
Enquanto isso, Fernanda, mãe de Cora e uma executiva bem-sucedida em crise, demora a perceber o desaparecimento da filha — o que amplia a discussão sobre maternidade, ambição, responsabilidade e os limites emocionais de cada personagem.
Continua depois da publicidade
Veja também: Escritor lança livro de contos ambientados nas ruas da Baixada Santista
A escrita de Madalosso, marcada por fluidez, humor ácido e profunda sensibilidade social, foi especialmente elogiada pelo NYT, que destacou o livro como “um thriller emocional que transcende o gênero” e “uma crítica poderosa às estruturas de privilégio no mundo contemporâneo”.
Com obras como Tudo pode ser roubado e A vida invisível de Eurídice Gusmão (adaptada para o cinema), Giovana Madalosso se consolidou como uma das vozes mais potentes da ficção brasileira contemporânea.
Continua depois da publicidade
Suíte Tóquio amplia sua reputação internacional ao ganhar espaço em um dos rankings literários mais influentes do mundo.