Cultura

Santos tem inscrições gratuitas para laboratório de criação em videodança

Com mediação de Tatiana Devos Gentile e Leticia Nabuco, processo objetiva ser um local de experimentação, de encontro de criadores interessados nessa linguagem

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2021 às 12:08

Atualizado em 13/08/2021 às 12:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pesquisa e desenvolvimento de projetos em videodança para cias ou artistas da dança da Baixada Santista. / DIVULGAÇÃO

Continua depois da publicidade

O diálogo corpo/câmera te interessa? O que pode um corpo filmado que dança? O que pode um corpo filmado que dança na pandemia, num momento em que o encontro físico não é possível? O que pode a dança nesse encontro bidimensional com o vídeo? Como criar nesse momento, onde a única forma de comunicação com o público é a tela?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com mediação de Tatiana Devos Gentile e Leticia Nabuco, o Laboratório de criação em Videodança objetiva ser um local de experimentação, de encontro de criadores interessados nessa linguagem.

Continua depois da publicidade

A proposta é que se realize uma pesquisa conjunta, colocando a mão na massa, a partir do projeto trazido por cada participante ou companhia. Durante o processo as mediadoras trabalham com referências, debates e propostas a partir de cada projeto, envolvendo também a parte técnica e artística.

Laboratório de Criação em Videodança
De 25/8 a 13/10/2021. Quartas, das 19h às 22h
On-line, em plataforma de videoconferência. Haverá encontros individualizados para acompanhamento de cada projeto.

Continua depois da publicidade

Para quem?
O laboratório tem como público-alvo não só coreógrafos e videomakers, mas também artistas da dança que de uma hora para outra se viram obrigados a dar conta de uma linguagem cinematográfica.

Como participar?
Inscrições até 16 de agosto de 2021.
Envie seu nome (ou nomes dos integrantes da cia), cidade e telefone para o e-mail [email protected], para orientação de como participar da seleção.
*Haverá prioridade de vagas para residentes ou atuantes na Baixada Santista.
- Seleção das inscrições de 17 a 20 de agosto.
-Divulgação dos selecionados no dia 21 de agosto.

Tatiana Devos Gentile (@tatianadevosgentile), é artista visual, formada em dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ), e cursou cinema na Paris VIII (França). Seus trabalhos transitam entre as artes visuais, a dança e o cinema. Desde 2009 realiza a intervenção “Mire veja: você dança pra mim?” em que convida pessoas para dançarem e exibe os filmes dançados em um lambe-lambe (Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2018), e, com Laura Tamiana, “Retrato: substantivo feminino” (vencedor de diversos prêmios). Com Nadam Guerra, a videodança “O jogo da dança da nossa vida”. Em 2020 criou com Tainá Barreto a videodança “Meet.com”. Dirigiu e produziu o curta-metragem “Meu avô, o fagote” (2011) e atua na curadoria de mostras de cinema como Cine Doc Fr e Claudio Pazienza - o encontro que nos move. Com Leticia Nabuco realizou videodanças como FF>> (Rumos Itaú Cultural), flipbook e Hedonês, uma videoperfomance. Durante a pandemia tem realizado diversas oficinas e lives relacionadas a videodança.

Continua depois da publicidade

Leticia Nabuco (@diversao_e_arte_espaco_), é artista, terapeuta somática, pesquisadora e docente nas áreas da dança e performance, com incursões em teatro e vídeo. Se interessa especificamente pelo cruzamento de linguagens, questões políticas/corporais envolvidas nas relações dos diversos contextos onde atua e jogos de parceria e dependência com o público. Em 2020 realizou em vídeo os trabalhos “Limbo” (edital Na Nuvem/Funalfa-Prefeitura de Juiz de Fora), “Suporte”, edital Funarte Respirarte), “Porvir” (Programação Memorial Minas Vale) e “Contatos Possíveis” – lives de dança na quarentena. Pela Lei Aldir Blanc Minas aprovou a criação de um videodança a partir de @mercurioliquidoperformance, em construção.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software